Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010

António Saraiva: "O associativismo não tem estado bem na resposta à crise"

 

 

 

O novo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, António Saraiva, fala ao i sobre as medidas de combate à crise e do papel das empresas.

Concorda com as medidas de austeridade apresentadas pelo governo?

São medidas dolorosas, que não gostando, vamos ter de aceitar. Uma vez que o governo não reduz a despesa tem de arranjar receitas. Ao escolher a via dos impostos, esquece-se de que quer as famílias, quer as empresas, já estão com um nível de impostos insustentável. Se Espanha não nos acompanhar no aumento de IVA, os portugueses vão consumir mais em Espanha do que consomem em Portugal, à semelhança do que já vem acontecendo no Algarve e nas zonas de fronteira. Na actual conjuntura, percebemos a necessidade de um esforço colectivo, mas o que importa fazer é reduzir a despesa. O que acontece é que não foram tomadas a tempo medidas correctoras de despesa e, apesar de não concordar, há que aceitar esses paliativos que se calhar valem para um pequeno momento - mas os desequilíbrios estruturais mantêm-se. Só espero que estas medidas não se estendam no tempo e que o governo não venha pedir mais esforço fiscal, porque seria até desumano.

Na actual conjuntura, o associativismo empresarial tem sabido cumprir a sua função?

O associativismo, de um modo geral, não tem estado bem na resposta à crise. As mesmas pessoas durante muito tempo, as mesmas respostas a problemas novos. Os líderes associativos, tendo essa consciência, estão a dar passos: CIP, CAP, CCP, construção, turismo, AEP e AIP estão a tentar fazer diferente para melhor. Temos de fazer parte da solução e estamos, entre nós, a encontrar formas diferentes para, em coesão - palavra que até hoje tem sido difícil de encontrar - de esforços, encontrarmos essas novas soluções. Há aqui alguma reserva da informação porque as coisas têm os seus timings, mas posso garantir que hoje tenho uma confiança muito grande, mais do que tive quando fui eleito presidente da CIP.

Está a dizer que a CIP vai integrar a Confederação Empresarial de Portugal (CEP)?

O facto de existirem hoje duas pessoas, que não sendo virgens no movimento associativo, têm pelo menos a capacidade de o liderarem de uma forma diferente, o facto de o comendador Rocha de Matos sair no final deste ano da liderança da AIP, a constatação de que temos de fazer diferente, fazem com que tenhamos hoje acrescidas responsabilidades. Não tenho nada contra o desenho da CEP, mas foi incorrecta a forma como se lançou isso à terra. No caso da CIP foi até à revelia de uma direcção. As coisas têm de ser feitas no respeito de todos, considerando associações sectoriais e regionais. A forma foi alterada, importa que encontremos uma plataforma de entendimento e depois de definir o modelo que o baptizemos. 

A CEP será baptizada este ano?

Sim, mas não terá esse nome. 

O associativismo empresarial é subsídio-dependente?

Tenho de reconhecer que, lamentavelmente, algumas práticas vivem muito à manjedoura do Estado. Uma associação, ao representar uma região ou um sector de actividade, deve viver fundamentalmente da quotização daqueles que defende. As empresas têm de ter consciência do bom serviço que as associações promovem na defesa dos seus interesses, sendo certo que depois algumas têm funções de ajuda ao Estado, os parceiros sociais, e o Estado também recebe daí um serviço pelo qual deve pagar. Mas é necessária uma reformulação dos apoios ao associativismo, com regras claras, transparentes, em que não existam duvidosas subsídio-dependências porque isso pode ser fatal ao próprio movimento associativo.

 

 

por Isabel Cristina Costa, Publicado em 17 de Maio de 2010
EXCLUSIVO I/SEMANÁRIO GRANDE PORTO
tags:
publicado por RC Torres Vedras às 07:07
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Maio 2025

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

UM DIA PARA SER LEMBRADO!

Maio - Mensagem da Presid...

Gala Solidária "Todos pel...

Dia Internacional do Trab...

Maio - Mês dos Serviços ...

Revista Rotary Brasil - E...

Presidente da República d...

Jantar-palestra sobre o t...

Uma Eco Conferência para ...

Dia Internacional da Terr...

Sua Santidade o Papa Fran...

Aniversário de Paul Harri...

Rotary deseja Feliz Pásco...

A Nova Causa de Rotary

Jantar Palestra organizad...

Revista Portugal Rotário ...

Abril Revista Rotary Bras...

Abril - Mensagem da Presi...

Abril Mês do Meio Ambient...

Noite de Poesia

79ª Conferência Distrital...

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Árvore e o...

Rotary : Quantos Somos - ...

Noite da Poesia

Atividades do Rotary de T...

Dia Internacional ds Mulh...

Portugal Rotário - Edição...

Março é o mês da água, sa...

Março - Mensagem da Presi...

Rotary Brasil - Edição de...

Março - Mensagem do Presi...

120 Anos de Rotary

Reunião Festiva do Rotary...

Lema Presidencial de 2025...

Relatório Anual 2023-2024

O Rotary está em festa!

Revista Rotary Brasil

Fevereiro - Mensagem da P...

Fevereiro - Mensagem do P...

Fevereiro é o Mês da Cons...

O Jornal Badaladas public...

História do Sino Rotário

O Jornal Badaladas public...

Atividades do Rotary de T...

Dia Internacional da Educ...

Jantar de homenagem orga...

Você é nosso convidado es...

Para quem deseja fazer o...

Atividades do Rotary de T...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito 1960

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 2024/2025

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: