Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Terça-feira, 14 de Setembro de 2010

Efeméride: Setembro 1985 - Instalação das primeiras máquinas Multibanco em Portugal

Da Invenção à Inovação: ATM's,

uma breve perspectiva histórica

 

 

Assinala-se este ano, mais precisamente neste mês de Setembro, com a instalação de 12 terminais, nas cidades de Lisboa e Porto em 1985, os vinte cinco anos de existência da rede nacional partilhada de ATM’s (Automatic Teller Machines), as máquinas automáticas vulgarmente conhecidas pelo nome Multibanco.

 

Este facto resultou da criação de um modelo inovador e impar de cooperação interbancário, que viria a revelar-se fundamental, na resposta aos desafios que se colocavam no início da década de 80 no sector financeiro.

 

Efectivamente, em 1983, pela mão de doze bancos, a SIBS, Sociedade Interbancária de Serviços SA, foi criada com o objectivo prioritário de desenvolver uma rede de serviços interbancários inovadores e pioneiros, particularmente a “rede multibanco” que se tornou rapidamente reconhecida e respeitada.

 

Vinte anos passados, Portugal, dispõe hoje, de uma rede de mais de 14.000 Caixas Multibanco trabalhando 24 horas por dia , 7 dias na semana, nos quais são realizadas, em média, mais de 50 milhões de operações por mês.

 

Sem dúvida que os ATM’s foram uma das invenções mais importantes na esfera dos serviços bancários, que marcaram o início da Banca de Auto-Serviço, permitindo que serviços básicos, que exigiam a ida ao balcão, se realizassem durante as 24 horas do dia, libertando o cliente dos condicionalismos provocados pelos horários rígidos do funcionamento dos Bancos.

 

A história deste invento fantástico, não é nem muito clara, nem fácil de entender a sua cronologia e identificar sem polémica, o seu ou seus inventores.

 

 

A data mais antiga, a que se pode associar o nascimento deste conceito é 1939 com o aparecimento do “Bankmatic” pela mão de Luther George Simjian, arménio, nascido na Turquia, naturalizado americano e que vem a ter uma reputação muito forte de inventor. Este invento, não muito bem sucedido, foi experimentado pelo Citicorp revelando-se, na época, pouco atractivo e de fraca procura, imagine-se!

 

No início da década de 60 os Bancos em Inglaterra, pressionados pelos sindicatos, para fecharem ao sábado de manhã e com horários diários a terminar às 3 da tarde, procuravam a melhor forma de disponibilizarem níveis de serviço atractivos para os seus clientes, foi então que o conceito das Caixas Automáticas apareceu como parte importante de uma possível solução.

 

John Shepherd-Barron escocês, nascido em 1925, educado na Universidade de Edinburgh desenvolveu a ideia de um dispensador de dinheiro, quando era “Managing Director” da De La Rue, tendo o resultado do seu invento sido instalado pela primeira vez, numa Agência do Banco Barclays em Enfield nos arredores de Londres em 27 de Junho de1967.

 

 

O equipamento foi baptizado com o nome de DACS – De La Rue Automatic Cash System e logo após o sucesso da primeira instalação foram encomendados mais 50 unidades. Estas caixas tinham um funcionamento muito diferente do que estamos hoje habituados, para a sua utilização, solicitava-se no balcão do banco uma espécie de talão impregnado de carbono 14, que era posteriormente lido no equipamento e trocado por dinheiro, o máximo levantamento autorizado na época era de 10 libras.

 

Em 2004 a Rainha de Inglaterra agraciou John Shepherd-Barron com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pelos serviços prestados à Banca e o Guiness Book reconheceu-o como inventor dos ATM’s, apesar de não ser consensual e não haver qualquer patente registada em seu nome.

 

 

Um outro escocês de nome James Goodfellow, injustamente ausente da maioria das referências histórias, reclama também a invenção do ATM e esse sim, patenteado em Inglaterra e nos Estados Unidos. Estes ATM’s foram comercializados pela empresa Chubb Ltd e instalados em Inglaterra nos finais de 60 e princípios dos anos 70.

 

Em 1969 foi instalado pela 1ª vez no Chemical Bank de Nova York um ATM revolucionário fabricado pela DOCUTEL, que lia os cartões de cliente com tarja magnética. Na campanha que acompanhou a instalação desta máquina em 3 de Setembro lia-se: “Pela primeira vez o nosso Banco abrirá a agência às 9 da manhã e nunca mais as portas serão fechadas”. O Museu SMITHSONIAN tem um exemplar deste equipamento e credita o invento a Donald C. Wetzel que solicitou na época a patente, juntamente com dois engenheiros da DOCUTEL.

 

A utilização dos ATM’s nesta época sofria ainda alguma resistência, por parte dos Bancos, devido ao custo dos equipamentos e ao receio, que se veio a provar infundado, de que os clientes reagiriam negativamente a uma máquina que tratava do seu dinheiro.

 

Para tornar ainda um pouco mais confusa esta breve história, John D. White trabalhando também para a DOCUTEL Corporation patenteou um ATM a que foi dado o nome de “ Credit Card Automatic Currency Dispenser” e foi instalado no Chemical Bank em Agosto de 1973.

 

Daí para cá, fabricantes como a Diebold, NCR nos Estados Unidos, Wincor e De La Rue na Europa e a Fujitsu no Japão tornam-se os grandes fornecedores mundiais de ATM’s.

 

Em Portugal, em 1984, o Montepio Geral foi a primeira Instituição Financeira a instalar uma rede interna de Caixas Automáticos, oferecendo aos seus clientes um serviço Bancário 24 horas por dia.

 

Estas invenções e inovações não só mudaram a face da Banca mas também das nossas vidas. Foi talvez a invenção tecnológica no século XX que de forma mais significativa, mudou os hábitos do nosso quotidiano, havendo hoje em todo o mundo mais de um milhão e quinhentos mil ATM’s instalados.

 

A história de sucesso dos ATM’s deve-se à conjugação, muito importante de 3 i’s: Invenção – Investimento – Inovação. Também Portugal, especialmente a SIBS, inventando o conceito de coorperação interbancária nacional, investindo e inovando continuadamente, tornou-se um caso exemplar a nível da Europa e do Mundo.

 

Fontes:

- SIBS.pt – História

- Vitor Bento – Entrevista ao Diário Económico, 9 de Novembro de 2004

- Multibanco como Sistema de Informação de Bancos

- Apresentação SIBS no ISEGI em 26de Outubro de 2004

- The ATM from invention to innovation, Mike Lee

- BBC News World edition, 31 de Dezembro de 2004

- ATM Market place.com – Rise and Fall of Docutel

- History of Computing Foundation

- Smithsonian Museum of America – Entrevista com Don Wetzel

- Time line – The ATM’s History, Tom Harrper, Agosto de 2003

- De La Rue.com – Corporate History

publicado por RC Torres Vedras às 15:56
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Fevereiro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
18
24
25
26
27
28
29

Lema Presidencial 2019-20

 

lema.jpg

Posts recentes

Mensagem Governadora - 11...

23 de Fevereiro - 115º An...

Rotary: 115 anos de impac...

Rotary em algumas palavra...

23 de Fevereiro 1954: Anú...

Presente e futuro de Rota...

Março 2019 : Mensagem do ...

Março 2020 - Mensagem do ...

Visita Oficial do Preside...

“Quem Sou Eu?” pela compa...

Dia Mundial da Justiça So...

Já pensou em fazer parte ...

Junte-se a nós

CARTA MENSAL - EDIÇÃO ESP...

Seminário Distrital de Fo...

115º aniversário do Rotar...

100 anos do Rotary na Índ...

Saúde de mães e filhos

14 de fevereiro dia dos n...

Paz e prevenção/resolução...

Dia Mundial da Rádio

Você sabe o que o Rotary ...

España Rotaria - Enero/Fe...

Jantar de Companheirismo ...

Rotary: Quantos somos?

Presidente da República r...

O Presidente do RI visita...

O Presidente do RI visita...

Visita do Presidente de R...

Visita do Presidente de R...

Um pouco da história do ...

Desenvolvimento do Quadro...

Envolva-se com o Rotary

Jantar de carnaval e Comp...

O Jornal Badaladas, na su...

Programa de Atividades - ...

O que o Rotary faz

Dia Mundial de Luta Contr...

Desenvolvimento económico

Artigo de Opinião de Mári...

Presidente de Rotary Inte...

Carnaval de Torres Vedras...

Fórum Ibérico do Rotary s...

Jantar Rotary Club Calda...

MENSAGEM GOVERNADORA | FE...

The Remarkable Mr. Harris

Promoção da Paz

Relatório de Janeiro do b...

ROTARY E MEIO AMBIENTE

Fevereiro: Mês da Paz e P...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: