O sucesso profissional significa doação – de tempo, conhecimento e dinheiro
As pessoas ingressam nos Rotary Clubs orgulhosas de suas profissões ou negócios.
Sendo assim, todos os associados têm a obrigação de representar as suas vocações perante os rotários e exemplificar o espírito do Rotary no trabalho.
As pessoas que são bem-sucedidas nas suas profissões são normalmente organizadas, não apenas no seu trabalho, mas também nas suas vidas e nas suas doações. Elas entendem que mesmo que a Fundação Rotária tenha aceite o desafio de arrecadação de fundos para equiparar parte da doação da Fundação Bill & Melinda Gates, doar para o Fundo Anual para Programas continua tão importante como antes, pois disso dependem as operações financeiras da Fundação Rotária. Também são importantes as doações ao Fundo Permanente e ao programa Centros Rotary.
As contribuições ao desafio devem ser além daquelas que fazemos regularmente e felizmente muitos rotários compreendem isso.
As doações, entretanto, não estão necessariamente ligadas a dinheiro. Muitos rotários doam o seu tempo livre e experiência profissional. Médicos e enfermeiras ajudam crianças doentes, engenheiros constroem poços e professores ensinam nas escolas – e esses são apenas alguns casos dentre os vários existentes.
E a prática é seguida desde 1905, quando um grupo de trabalhadores de diferentes profissões se juntou para ajudar os outros. Este foi o começo do que é hoje Fortalecer Comunidades – Unir Continentes através de Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Carl-Wilhelm Stenhammar
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária