No próximo dia 30 de Setembro, quinta-feira, às 21:30 horas, o Rotary Club de Mafra promoverá uma sessão pública em comemoração do 1º Centenário da Implantação da Republica.O projecto contou à partida com a colaboração do Director do Palácio Nacional de Mafra, e da nossa Comunicação Social
O advento histórico do 1º Centenário da Implantação da República, a 5 de Outubro de 2010, motiva evidentemente uma série de comemorações que terão também o meritório propósito de levar aos mais jovens os fundamentos da nossa História mais próxima, e consequentemente uma melhor percepção dos fundamentos da Democracia e desse edifício basilar da nossa Pátria, que foi o 25 de Abril.
Mafra foi, por diversas razões, um marco incontornável nos acontecimentos ligados à queda da Monarquia e à Implantação da República.
Com efeito, Mafra foi o último bastião do Rei Dom Manuel e da Família Real. Foi no Palácio Nacional de Mafra que Dom Manuel dormiu a sua última noite em Portugal e foi daí que, na manhã de 6 de Outubro, partiu em direcção à Ericeira, onde embarcou no Iate Rainha Dona Amélia, seguindo depois para o seu exílio. Primeiro dirigindo-se para Gibraltar e depois para o destino final – Inglaterra.
É contudo significativo, que na conturbada manhã do derradeiro dia em território português, o Rei Dom Manuel se tenha apercebido de que o povo de Mafra, que desde manhã cedo não arredava pé das portas do Palácio, se tenha precipitado para as viaturas que transportavam a Família Real para a Ericeira, com as mulheres apresentando os seus filhos pequenos, pedindo ao Rei para os beijar e os homens de pele corada e barrete preto, cerrando fileiras, implorando que o Rei não partisse, jurando defendê-lo até à morte, predispondo-se a enfrentar os carbonários da revolução.
É por tudo isso que o Rotary Club de Mafra se achou no dever de organizar uma sessão publica, com entrada livre a todos aqueles que desejarem assistir, para recordar esses conturbados tempos e debater o significado do 5 de Outubro, a Implantação da República e proporcionar assim à população, em particular aos jovens do Oeste, uma explanação histórica sistemática e isenta, uma vez que o tema é muito pouco debatido nas escolas.
Fonte: Rotary Club de Mafra
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais