Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Quarta-feira, 13 de Outubro de 2010

O DR. JOSÉ MARIA ANTUNES JÚNIOR e o ROTARY CLUBE de TORRES VEDRAS, texto escrito e lido pelo Companheiro António Ferreira Nunes no dia do Aniversário do Clube

 

 

Abordar a personalidade excepcional que foi José Maria Antunes Júnior,não se mostra ser uma tarefa fácil, pois para além do Ser Humano de invulgar Carácter e Afabilidade, estamos a falar do Estudante, do Desportista e Dirigente, do Coimbrão, do Médico, do Tisiologista, do Profissional, do Cidadão, do Rotário, do Amigo, afinal de um HOMEM com agá grande.

Nascido em Sobral da Ceira, distrito da sua amada Coimbra, em 27 de Junhode 1913, viria a deixar-nos a 23 de Março de 1991, após ter sido vítima de doença súbita, exactamente em Coimbra, na Estação dos Caminhos de Ferro, quando se preparava para regressar a casa, depois de ter participado num convívio entre os amantes do “Rugby” modalidade que ajudou a fundar na sua Académica.

Diz-se que não se privava de se passear pelas ruas de Coimbra, no seu fato de linho branco, polainitos e bastão com pega em prata, tudo a condizer e no melhor à época, fazendo as meninas estudantes do seu tempo, andar de cabeça à roda.Também não era indiferente para a turba, quando se apresentava com o seu Descapotável um Austin Haley Vermelho, e tudo fazia realçar ainda mais a sua condição de Menino Rico.

O “Zé Barrote”, como era carinhosamente tratado pelos amigos, começou a destacar-se nas andanças estudantis, quando em 1936, começou a juntar uma rapaziada e a dar os primeiros passos no Rugby e, na Queima das Fitas do ano seguinte tratou de organizar o primeiro jogo de demonstração, com a “Veterinária e a Comercial”, equipas que foram de Lisboa. O Rugby começou então a ter adeptos, forma-se uma equipa e em 6 Maio de1940, a Académica joga uma final com a Universidade Técnica de Lisboa. JMAntunes fazia parte dessa equipa da Associação de Coimbra e foi seu Capitão de Equipa.

Mas “José Barrote”, também jogava Futebol e tornou-se famoso habituando os adeptos da Associação Académica a vê-lo jogar sempre com um lenço amarrado à cabeça. Como jogador foi um dos primeiros vencedores da Taça de Portugal, tinha 21 anos quando se estreou em 10-2-1935 e jogou durante 9 épocas, fazendo 119 jogos pela sua Associação Académica de Coimbra.

Ficou célebre um dos seus gritos:
- MALTA !......A VITÓRIA É NOSSA!.....

Mais tarde chamado para dirigir como Seleccionador a equipa das Quinas trouxe para a Selecção Nacional uma nova filosofia. O Princípio era simples:

“””SIMPLIFICAR OS PROCESSOS DE ESCOLHA E PREPARAÇÃO DOS SELECCIONADOS, SUBSTITUINDO OS ANTERIORES LARGOS CICLOS DE OBSERVAÇÃO, COM OS JOGADORES A SEREM OBRIGADOS A CONSTANTES VIAGENS SEMANAIS, PARA UMA ESCOLHA DEFINITIVA EM CIMA DE CADA JOGO, COM ALGUNS DIAS DE ESTÁGIO E TREINOS DIÁRIOS POR SECTORES E UM TREINO FORMAL, VERDADEIRO JOGO A SERIO E EXAME FINAL DO CONJUNTO ESCOLHIDO E ARQUITECTADO. ERA UMA TENTATIVA DE PROFISSIONALIZAR O TRABALHO DA SELECÇÃO NACIONAL”””

Teve um primeiro período de três anos como Seleccionador Nacional afirmando-se que foi ele o verdadeiro mentor da grande mudança que levou ao tremendo impacto de Portugal no mundo do Futebol na década de60. Restaurou depois os seus processos durante uma segunda experiência, para depois não ser tão feliz na sua terceira etapa nesse cargo, incapaz de apurar a Selecção para o Mundial do México de 1970. Saía sob a acusação de que desvirtuara prematuramente a grande “geração” de MAGRIÇOS, mas impusera pela primeira vez o princípio de que o cargo de seleccionador e de treinador de campo seria desempenhado em tempo inteiro.

A sua carreira haveria de ser na Medicina, tal como seu pai que já havia sido Médico Militar. É com ele que aos dois anos de idade embarca para África devido a Mobilização Militar. Aos 12 anos regressa a Lisboa e no Colégio Vasco da Gama hoje colégio Sagrado Coração de Maria, pratica Esgrima, Hipismo, Natação e Rugby. Depois entre os 14 e os 19 anos representa o Ginásio Club Português também no Atletismo. Aos 19 anos vai estudar para o Porto e logo a seguir para Coimbra para então ingressar no Curso de Medicina. Depois surge 1942, o casamento com a D. Mercedes Antunes, e o nascimento de Maria José Antunes , única filha do casal.

 

Nesse mesmo ano e já formado, é convidado pelo Director do Sanatório do Caramulo, Dr Jerónimo Lacerda com a finalidade de se especializar em TISIOLOGIA, ao que viria a dedicar a sua vida profissional. Havia na altura um famoso especialista, o Dr Manuel Tápia e durante 6 anos o Dr JMA, trabalhou na mesma equipa médica. Depois em 1949 vem residir para Lisboa e abre o seu consultório, e viria a fundar o SANATÓRIO DE TORRES VEDRAS, no antigo Convento do Barro em 1956.

 

Aqui trabalhou durante 35 anos como Director Clínico e ao mesmo tempo Director Administrativo.O Sanatório era visitado frequentemente por diversas individualidades ao mais alto nível, quer Nacional e até Internacional que sempre elogiaram o seu trabalho, empenho e dedicação. Atingiu o limite de idade em 1983, tendo sido necessário um Despacho do Ministro da Saúde para continuar a desempenhar as funções que tinha no Sanatório de T. Vedras. E nesse mesmo ano foi agraciado com a medalhade Serviços Distintos do Ministério da Saúde e Assistência. Neste Sanatório de Torres Vedras são sobejamente conhecidos os relevantes serviços que o Dr JMAj prestou ao desporto regional e neste caso em todas as modalidades, quando se disponibilizou para chamar a si as Inspecções Médicas (Gratuitas para os Clubes, note-se) para considerar os desportistas Aptos para praticarem cada modalidade sendo que aquelas inspecções eram anuais. Dedicou também o seu trabalho como Delegado da Direcção de Apoio Médico e foi Presidente da Assembleia-geral da Física, em Torres Vedras.

E foi José Maria Antunes Júnior, o nosso Ilustre Rotário, Fundador e Primeiro Presidente do nosso Clube.
publicado por RC Torres Vedras às 09:40
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Dezembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Lema Presidencial 2018-19

 

q1.jpg

Posts recentes

Feliz Natal e votos de um...

Junte-se a nós

Dia Internacional dos Dir...

BOAS FESTAS - Distrito 19...

Dezembro: Mês da Prevençã...

Jantar de Natal do Rotary...

Convenção Rotary de 2019

Relatório Anual 2017/18

Dia Internacional do Volu...

Carta Mensal nº 6 do Dist...

December is Disease Preve...

Relatório de Novembro do ...

December is ... Disease P...

Programa de Atividades - ...

Revista Municipal - Torre...

Dezembro: Mês da Prevençã...

Portugal Rotário - Dezemb...

Rotary Leader - Mês de No...

A sua doação faz a difere...

Espectáculo Solidário do ...

O Jornal Badaladas, na su...

Almoço de S. Matinho no C...

Dezembro 2018 : Mensagem ...

Dezembro 2018 - Mensagem ...

Novembro - Mês da Fundaçã...

Carta Mensal nº 5 do Dist...

Palestra para os Alunos

O dia do Rotary nas Naçõe...

PALESTRA PARA AS ESCOLAS ...

Convívio S. Martinho

VOG | RC TORRES VEDRAS | ...

Uma organização, seis cau...

A nossa História

Mensagem | Governadora Di...

Homenageando a criativida...

Dia do Rotary na ONU

Rotary Day at the United ...

Novembro - Mês da Fundaç...

Junte-se a nós no Rotary

Semana Mundial do Interac...

Programa de Atividades - ...

Dia do Rotary na ONU

Revista "The Rotarian"

Relatório de Outubro do b...

Novembro - Mês da Fundaç...

Combatendo a escravidão m...

Convenção Internacional d...

Portugal Rotário - Novemb...

O Jornal Badaladas, na su...

Dia Mundial de Combate à ...

tags

actividades ri

aniversário ri

assembleia internacional

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2017

convenção2018

convenção2019

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

presidente 2013/14

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

princípios rotary

programa mensal

quadro social

quadro social companheirismo

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: