Algo velho, algo novo
A maioria dos rotários sabe que, por muitas décadas, o Rotary operou com quatro Avenidas de Serviços: Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais. No entanto, no Conselho de Legislação de 2010 algo inesperado aconteceu: uma proposta para a criação da quinta Avenida de Serviços, que já tinha sido rejeitada em Conselhos anteriores, foi aprovada.
A nova Avenida foi chamada de Serviços às Novas Gerações, e há uma certa confusão e preocupação sobre o impacto dessa mudança. Como o proponente da emenda não preencheu uma declaração de apoio, não temos uma explicação por escrito que justifique a proposta. Contudo, parece-me que o propósito e efeito estão relacionados a um maior enfoque nos programas pró-juventude do Rotary.
Os programas Interact, RYLA, Rotaract e Intercâmbio de Jovens são alguns dos melhores do mundo na sua categoria. Porém, por terem sido divididos entre Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais no âmbito de clubes e distritos, a coordenação de tais programas ficou ainda mais difícil. A mudança para cinco Avenidas de Serviços fará com que cada clube e distrito tenha um único director ou coordenador responsável por supervisar e promover os programas do Rotary voltados aos jovens.
O nosso trabalho com a juventude tem duas vantagens. Em primeiro lugar, a exposição dos participantes aos Valores do Rotary – companheirismo, serviços humanitários, integridade, diversidade e liderança. Em segundo, a lembrança positiva do Rotary, o que frequentemente motiva os jovens a se associarem a Rotary Clubs. Para ajudar no recrutamento dos participantes desses programas, estamos elaborando planos para registrar os nomes e e-mails dos jovens a fim de mantermos contacto depois de terem deixado os programas pró-juventude.
Na realidade, o Conselho de Legislação de 2010 não criou nenhum programa diferente. O acréscimo da quinta Avenida de Serviços, no entanto, contribuirá para tornar os programas voltados aos jovens ainda Maiores, Melhores e Mais Fortes, fazendo com que mais participantes se filiem nos Rotary Clubs. Uma situação em que todos saem ganhando.
Ray Klinginsmith,
Presidente do RI
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais