
Em 23 de fevereiro de 1905 era fundada uma das primeiras organizações de prestação de serviços do mundo. Graças à visão do advogado Paul Percy Harris, que reuniu três colegas, Silvester Schele, Gustavus Loehr e Hiram Shorey, nascia o primeiro Rotary Club, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Ao completar 116 anos, o Rotary acumula uma série de conquistas para a humanidade. A maior delas é a redução de 99% no número global de casos de pólio por meio de um programa que começou na década de 1980 e já ajudou a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países.
Em 1988, o número de novos casos de pólio havia chegado a cerca de 350 mil, afetando mais de 125 países. Atualmente, apenas Paquistão e Afeganistão são endêmicos para a pólio, e em 2018 foram registrados somente 33 novos casos. Além disso, o Rotary é responsável por importantes projetos em prol da comunidade em seis áreas de enfoque: consolidação da paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água, saneamento e higiene; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico comunitário.