Eu faço parte da primeira geração que cresceu no Japão após uma guerra devastadora e é natural que agora meus compatriotas coloquem a paz como prioridade. Vimos os estragos que o militarismo causou no nosso país em comparação ao grande crescimento económico que se produziu quando nossa nação optou por propagar a paz.
Foi essa decisão que permitiu com que o Japão crescesse e prosperasse, dando às novas gerações a oportunidade de crescerem sem medo, e de receberem melhor educação e qualidade de vida. A decisão de escolher a paz mudou radicalmente a atitude japonesa em relação aos demais países e culturas. Abrimos as nossas mentes para nos tornarmos mais tolerantes e compreensivos.
Permitiu-nos redirecionar as nossas energias em metas positivas. No Japão, é uma tradição dar prioridade às necessidades da sociedade como um todo acima das necessidades individuais. Isso tem sido parte da nossa cultura. Essa tradição ajudou-nos a sobreviver e reconstruir o nosso país nas semanas e nos meses após o terrível terremoto que aconteceu em março de 2011.
Esta é uma lição positiva que todo mundo pode aprender. Quando colocamos as necessidades do próximo acima das nossas próprias necessidades, quando focamos nossas energias para o alcance de uma meta comum e para o bem de todos, tudo muda: a forma como nos relacionamos com o mundo, as nossas prioridades, e o nosso conceito sobre paz.
A nossa meta no ano rotário de 2012-13 será a paz, e pedirei a todos os rotários que trabalhem ativamente para alcançar a Paz Através do Servir.
O serviço humanitário é o coração do Rotary e ao fazer desta a nossa prioridade, colocaremos as necessidades dos outros acima das nossas. Com isso, compreenderemos mais as dificuldades do próximo, nos tornaremos mais generosos com nosso tempo e recursos, e mudaremos a maneira como pensamos. Ao invés de tentarmos mudar os outros, reconheceremos que todos nós temos algo a aprender.
Ao servir, aprenderemos a aceitar as nossas diferenças, a ser compreensivos e agradecidos, e a ver o que há de bom nas outras pessoas. Com respeito mútuo, viveremos em paz com os outros.
Por isso, peço a todos que a Paz Através do Servir seja nossa prioridade este ano, e que a nossa meta seja construir um mundo mais pacífico.
Sakuji Tanaka
Presidente, Rotary International
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais