Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Domingo, 23 de Setembro de 2012

O ROTARY TEM UMA IMAGEM PÚBLICA EFICIENTE ?

 

Ouvimos com frequência essa pergunta e também críticas à imagem pública de Ro­tary como um todo. Pessoas que acham que o Rotary não aparece, que não divulga o seu trabalho, que dizem que ninguém conhece ou ouviu falar na organização... Talvez seja interessante fazermos uma reflexão no as­sunto e descobrirmos qual a NOSSA respon­sabilidade nesse cenário.

 

O Rotary é uma organização secular, e ainda herda um pouco da imagem construí­da quando ainda não era tão aberto ou plural como é hoje. Por muitos ainda é visto como um clube de negócios, fechado, só para ho­mens ou restrito a determinados níveis sociais. Até dentro da organização há quem veja Rotary dessta forma. Mas o Rotary evoluiu jun­to com a sociedade e é hoje talvez uma das mais democráticas organizações existentes, em termos de gênero, religião, etnia, faixa etária, cultura ou outros aspectos. E deixou de ter como único foco o aspecto do rela­cionamento e passou a  dedicar-se ao grande objetivo que é o servir.

 

Mas como fazer a sociedade saber dis­so? Seria o Rotary International, ou talvez os Distritos, responsáveis por fazer essa divulgação? Deveria o Rotary atuar como uma empresa, sacar milhões de seus recur­sos e usá-los nos média, exibindo comerciais no horário nobre ou anunciando em revistas de grande circulação? Seria fácil, não? Podería­mos atingir milhões de pessoas e crescer ra­pidamente... Mas claro que isso não pode ser feito! A atuação como empresa em termos de gestão é bem vinda, e tem sido aplicada, mas o Rotary, pela sua natureza beneficente, jamais poderia sacar um centavo das contri­buições que recebe para este tipo de divul­gação paga. Cada centavo doado à organi­zação, especialmente aqueles destinados à Fundação Rotária, é um recurso suado cujo doador quer ver aplicado na realização de um projeto social – nunca gasto com propa­ganda.

 

Então, como fazer?

 

O caminho é usar a sua maior força, que está nos clubes e nos seus associados! É jus­tamente essa força que dá o poder para a organização, e que pode mudar esse cenário. São 32 mil clubes, e mais de 1,2 milhões de associados que podem levar a mensagem adiante, a baixíssimo ou nenhum custo. E a divulgação através desta forma começa de uma forma muito simples: o uso do PIN! Através de seu uso cada rotariano pode despertar a curiosidade noutras pessoas e levar a mensagem à sua rede de relaciona­mento. Mas é só o começo. Muitos rotários tem nos seus círculos de relacionamento conhecimentos nos meios jornalísticos, so­ciedade civil, poder público, média,  profis­sionais de marketing, que podem contribuir para uma difusão em grande escala.

 

Não quer dizer que o Rotary Internatio­nal não tenha seu papel ativo nesta divulga­ção. Através de parte dos recursos obtidos pelas contribuições per-capita de seus associados (e nunca a partir de doações), o Rotary International profissionalizou a comunicação e criou diversos recursos para apoiar os clubes e associados na divulga­ção de sua imagem. São materiais de alta qualidade, disponíveis sem custo no site da organização, ou a preço de custo, com banners, folhetos, manuais, faixas sonoras para rádio e até comerciais de TV. Só é preciso usar! Esse material pode ser usado em projetos dos clubes, colocado nas entidades assistidas, exibido em ações públicas como caminhadas, de forma a associar a imagem do Rotary mais de perto com o que melhor faz, que é a sua ação social.

 

Assim é hora de percebermos que de­pende fundamentalmente de cada um de nós o sucesso da Imagem Pública de Rotary, e que não resolve ficarmos sentados dentro da casca apenas criticando. Não precisamos bloquear navios pesqueiros, nem tirar a roupa na rua, como algumas organizações fazem para ganhar visibilidade, mas com ação e criatividade podemos mudar esse cenário! A cada projeto, a cada ação, vamos mostrar quem somos. Nada de inaugurar um projeto sem chamar a imprensa! Nada de fazer um projeto sem colocar no seu site, nos médias sociais, ou nos média local que estiverem ao seu alcance. Vamos divulgar menos a festa, e mais o porquê daquela festa – o que foi feito com os recursos que foram arrecadados! Não basta um marco rotário que não diz nada. Chame todo mundo, e mostre: olhe o que estamos fazendo!

 

Escrito por: Marcelo R. S. Carvalho  

Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4420

publicado por RC Torres Vedras às 13:11
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Janeiro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
19
25
26
27
28
29
30
31

Lema Presidencial 2019-20

 

lema.jpg

Posts recentes

Dia Internacional da Educ...

Relatório Anual de 2019

John Hewko na Assembleia ...

Erradicação da pólio

Nova área de foco no Rota...

Discurso de apresentação ...

DISCURSO DO LEMA DO PRESI...

Pin para o Ano Rotário 20...

Fevereiro 2020 - Mensagem...

Fevereiro 2019 : Mensagem...

Presidente eleito do RI a...

Lema do ano rotário 2020/...

O Rotary Abre Oportunidad...

Lema presidencial

Distinção Personalidade e...

Assembleia Internacional ...

Dia de Martin Luther King...

Os ABC do Rotary

Carta Mensal da Governad...

Revista Municipal Torres ...

Martin Luther King

Rotary: Assembleia Intern...

Rotary Leader - Edição de...

Mulheres no Rotary

Atividades Rotary

Jantar Comemorativo da Vi...

Bolsas Rotary pela Paz

Os ABC do Rotary

Dia Internacional do Obri...

Rotary: Quantos somos?

Convenção Internacional d...

Programa de Atividades - ...

O Rotary tem um coração.....

Janeiro - Mês dos Serviço...

74. Conferência Distrital...

Assembleia Internacional ...

Intenções e ações para 20...

Junte-se a nós

Janeiro - Mês dos Serviço...

MENSAGEM da GOVERNADORA -...

Relatório de Dezembro do ...

Dia da Confraternização U...

Ler on-line a revista THE...

Feliz Ano 2020

Origem do ano novo

HOJE - Rotary no PREÇO C...

Feliz Ano 2020

Os ABC do Rotary

Janeiro - Mês dos Serviço...

74ª. Conferência Distrita...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: