A Assembleia de Representantes da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) realizada, no passado fim-de-semana, no Hotel Cristal Vieira Praia, na Praia da Vieira (Marinha Grande) aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para 2013.
A reunião rotária foi muito participada e decorreu sob a presidência da Governadora do Distrito 1970, Teresinha Fraga.
No encontro foram apresentados, discutidos e aprovados o Plano de Actividades e o Orçamento para 2013, anunciados para o efeito pelo Conselho de Administração (CA) da Fundação. Dos documentos destaca-se o propósito do CA de consolidação do património e o capital social da FRP. Na sua intervenção, Diamantino Gomes, presidente do CA sublinhou a intenção da fundação, com a colaboração das Governadorias, responder às solicitações dos clubes rotários «ajudando na concretização dos seus programas educativos, culturais, sociais e humanitários». Fortaleceu ainda a ideia de que a FRP manterá o apoio aos estudantes mais carenciados, bem como continuará o apoio aos projectos dos clubes rotários nas áreas educativa, social, de saúde ou ambiental, em sintonia com os Governadores de Distrito.
A FRP quer continuar em sintonia com os Governadores e «expandir e fortalecer os objectivos globais e actuais de Rotary International (RI) em Portugal». Deste modo e segundo o Plano de Actividades para 2012 a FRP manterá apoio «à realização em Lisboa da Convenção de Rotary International em Junho de 2013, tendo em vista facilitar a maior participação possível dos rotários de Portugal neste importante evento».
Na promoção da imagem de Rotary, e segundo o documento, será dada continuidade ao projecto do jornal Rotary em Acção, bem como ao Boletim da FRP, em formato electrónico; à criação de caixas de correio electrónicas para todos os rotários e clubes de forma a facilitar a comunicação; a criação de um guia distrital comum aos dois distritos e que possa ser distribuído a todos os rotários.
No plano de actividades continua o propósito do apoio às actividades culturais, nomeadamente a realização do VII Concurso Nacional de Canto Lírico, promovido e patrocinado por diversos clubes rotários. Uma «forma expressiva de divulgar Rotary e a FRP na sociedade portuguesa, e apoiar jovens talentosos a desenvolverem as suas capacidades artísticas e profissionais». Paralelamente a este evento realizar-se-á também, em 2013 a III Bolsa Internacional de Pintura e, em Abril serão entregues, como é tradição da FRP a Bolsa Fundadores Melhores Bolseiros, em valor monetário a «10 alunos com mérito escolar ou cívico, selecionados pelos clubes rotários sorteados para esse efeito».
A atribuição das bolsas de estudo suportadas exclusivamente pela FRP «(bolsas próprias), e anteriormente atribuídas manter-se-ão até os respectivos estudantes terminarem os seus cursos, desde que mantenham o mérito escolar, e as condições da sua atribuição. Serão aumentados o número dos Projectos Educativos e Culturais dos clubes destinados à Juventude, financiados parcialmente pela FRP, segundo regulamento próprio em vigor».
O orçamento foi apresentado por Nogueira dos Santos que focou ponto por ponto o documento, entretanto, distribuído aos representantes dos clubes, e que acabaria por ser aprovado pela assembleia.
A assembleia muito participada decorreu com elevação e suscitou aceso debate entre representantes, presidentes de clubes e os elementos da mesa que presidiram à sessão.
Fonte: Fundação Rotária Portuguesa
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais