O Rotary Club de Torres Vedras celebrou no passado dia 16 o seu 33º aniversário durante um tradicional jantar festivo no Hotel Império.
A festa dos rotários torrienses contou com a presença do Governador do Distrito Rotário 1960, Luís Miguel Duarte, e do presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, assim como de representantes de 14 clubes rotários do país e ainda de elementos do Rotaract de Torres Vedras, que celebrou recentemente o seu primeiro aniversário.
Como é habitual, os rotários aproveitaram o momento para entregar o Prémio Dr. José Maria Antunes Junior, atribuido a alunos que se distinguem em áreas do desporto ou da saúde. Este ano, o prémio coube à jovem Margarida Morais Afonso Henriques Lopes, finalista do 12º ano da Escola Secundária Madeira Torres, pelo seu desempenho como aluna de excelência. A Margarida terminou o ensino secundário com uma média de 19 valores e está atualmente a cursar o primeiro ano de Medicina na Universidade Nova de Lisboa.
O prémio foi entregue pelo Governador Luís Miguel Duarte, acompanhado pelo presidente do clube, José António dos Santos.
Entretanto, porque outubro é o Mês dos Serviços Profissionais para os rotários, a noite contou também com a Distinção do Profissional do Ano, que coube a José Pereira Elias do Coito, administrador da empresa Azeol, Sociedade de Azeites e Óleo da Estremadura SA.
Esta distinção rotária pretende homenagear um membro da comunidade empresarial que tenha demonstrado excelência profissional e mantido altos padrões éticos no desempenho da sua atividade empresarial. A Azeol tem atualmente 10 mil metros quadrados de área coberta e um potencial de embalamento diário de azeite de 30 mil litros em latas, 70 mil em garrafas de vidro e 100 mil em garrafas pet no óleo. A empresa de José Elias do Coito exporta para 28 países e espera alcançar até ao final deste ano ou no início de 2013, um total de 33 países.
Nova sede da Azeol
A Azeol está a transferir toda a sua atividade para novas instalações, que devem estar concluídas ainda este ano, situadas em Vale Rosas, junto à saída de Torres Vedras. O novo espaço da empresa ocupa uma área de quatro hectares, sendo 10.400 metros quadrados de área coberta e com uma capacidade de armazenamento de produto a granel de 3.400 toneladas.
O empresário recordou o início do seu percurso profissional, quando andava de fragonete de aldeia em aldeia aos 21 anos a vender azeite. “Cheguei onde cheguei com muita luta e muito trabalho, mas foi um trabalho de equipa, de todos os trabalhadores, porque um homem não é só”. E porque assim o entendem também os rotários, a esposa do empresário também não foi esquecida, tendo sido homenageada com um ramo de flores.
Carlos Miguel deu os parabéns ao clube pelos seus 33 anos de serviço à comunidade torriense e simultaneamente ao empresário, que diz ter recebido “um prémio de futuro, que não é só um prémio de carreira, pelo seu percurso até aos dias de hoje. Mas pelo que ainda está por fazer”, disse o autarca, satisfeito com o investimento da Azeol numa altura de tão grande retração. Por sua vez, José António dos Santos mostrou-se satisfeito com o balanço dos 33 anos do clube. “Estamos no bom caminho”, disse, deixando um apelo para uma maior participação das esposas dos associados nas ações voluntárias promovidas pelo clube.
O presidente rotário foi ainda nomeado por Luís Miguel Duarte como embaixador da Convenção Mundial do Rotary, um evento a decorrer em Lisboa em junho do próximo ano, e que “deverá trazer à capital entre 20 a 30 mil rotários de mais de 200 países, todos eles líderes de negócios”, referiu o governador. Luís Miguel Duarte salientou o impacto que o evento terá na economia nacional, estando previsto que “gere uma despesa em seu torno que rondará os 100 milhões de euros. Aproveitem a oportunidade para criar relações comerciais, porque nunca haverá outra oportunidade igual no país“, concluiu.
Escrito por Eunice Francisco
Jornal Badaladas
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais