Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Segunda-feira, 19 de Novembro de 2012

A marca Rotary e a nossa imagem

 

A primeira pergunta que nos ocorre é: Rotary é uma marca? O que passa na nossa mente quando vemos o símbolo do Rotary, representado pela roda denteada,num marco na entrada de uma cidade, eventualmente bem ou mal cuidado? Um escritor que não era rotário opinou que, quando passava por um marco rotário na estrada, sabia que naquela cidade havia pessoas de bem, que atuavam em prol da comunidade.

 

Uma marca é identificada por um símbolo, mas principalmente por uma mensagem intrínseca, quase uma promessa, que a organização representada por aquele símbolo promove e mantém em tudo que faz. O distintivo do Rotary é um símbolo que portamos com orgulho,que nos distingue e transmite uma mensagem que referendamos com o nosso procedimento.

 

Outra característica de uma marca é que ela necessita de consumidores, entre os quais ela prospera e se desenvolve, disseminando uma ideia-força que passa a representar. Os consumidores da marca Rotary são, principalmente, seus associados, mas também os membros das comunidades a que a organização serve através da ação de seus clubes.

 

Os rotários são um dos fatores de poderoso valor de que a marca Rotary dispõe para prosperar. Somos mais de 1,2 milhão de associados em todo o mundo. É o poder dos números. Por isso precisamos manter sempre crescente (e com qualidade) o número de associados para que a nossa marca e a própria organização continuem vibrantes.

 

Outro item poderoso de que a marca Rotary dispõe para prosperar é o entusiasmo da grande maioria de seus associados. Eles vibram com a realização de projetos, praticam e propagam os valores que defendemos, são cidadãos exemplares na sua conduta, e estão disponíveis. Um item componente da forma de agir dos rotários, e portanto da marca Rotary, é a Prova Quádrupla. Como um código de ética pessoal e profissional praticamente universal, ela representa uma das promessas de conduta dos rotários, caracterizando a marca Rotary.

 

Valor


A marca Rotary possui duas dimensões: a interna e a externa. A interna é aquela exercida e percebida pelos próprios associados. A externa é aquela avaliada pela comunidade. Para atuar nessas duas dimensões o Rotary conta com duas estruturas: o Rotary International, a organização propriamente dita; e a Fundação Rotária. Essas duas estruturas são, na verdade, uma só – e em uníssono atuam numa única direção e sentido.

 

Para determinarmos as ações necessárias para que a marca Rotary prospere e se torne cada vez mais forte, é necessário identificarmos o seu valor. O valor de uma marca é avaliado pela relação entre o que ela promete fazer e o quanto colocamos à disposição em recursos (financeiros, de tempo e dedicação) para realizar o que indicamos fazer.

 

O fator correspondente ao quanto abrimos mão de recursos é que vai permitir definir:

 

* Nossas áreas de excelência.
* O que podemos fazer melhor.
* A simplicidade na forma de agir.
* A clareza de nossos propósitos.
* O impacto de nossa ação.
* O entusiasmo e dedicação dos rotarianos envolvidos.

 

O que a nossa marca nos permite obter está diretamente ligado a:

 

* Um propósito com foco.
* Criação de uma imagem atraente e positiva.
* Consistência na prática dos valores que defendemos.
* Dispor de iconografia extensiva, mas que se identifique com a marca originária (que é o caso dos símbolos associados à marca Rotary e que mostram aderência à mesma).

 

Portanto, também nos cabe responder se a nossa marca é atrativa à comunidade e às novas gerações por tudo que ela representa. Numa primeira análise, para ampliação do valor de nossa marca e sua melhor identidade, percebemos alguns desafios que devem ser vencidos, demandando uma cuidadosa análise:

 

* Precisamos operar em todos os níveis de voluntários, tanto os que são associados a um clube como aqueles que se oferecem subsidiariamente para compor sua ação com o Rotary.

* A necessidade de alterar as mudanças de posições de liderança a cada ano;
* A revisão do processo de decisões subsidiárias, isto é: quais decisões podem ser delegadas e qual o menor nível de tomada de decisão possível.
* A necessidade de termos metas e projetos de âmbito regional ou mesmo nacional para ampliarmos a abrangência do reconhecimento da nossa marca Rotary.

 

Algo muito ligado à marca Rotary, que está diretamente conectado a nossa imagem e que também deve ser bem ponderado, é a campanha de erradicação da poliomielite. Além de não podermos falhar nessa empreitada, com o risco de vermos maculada nossa imagem e marca (pois esta foi uma promessa que fizemos à humanidade), precisamos planear o que faremos imediatamente após a bem-sucedida conclusão desta campanha. Temos, portanto, que erradicar a pólio agora.

 

Isto tudo que comentamos depende de cada um de nós. Nós somos a marca Rotary e a sua imagem.

 

O autor é Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International.

publicado por RC Torres Vedras às 14:13
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Julho 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Lema Presidencial 2020-21

 

lema.jpg

Posts recentes

Rotary: Quantos Somos?

Tomada de posse dos novos...

Julho mês da Liderança Ro...

Por que é que o ano rotár...

Seja um bom Líder

Rotary abre oportunidades

O Jornal Badaladas public...

MENSAGEM DO GOVERNADOR D1...

Programa de Atividade - M...

Governador 2020/2021 do D...

Bem-vindo Presidente Holg...

Relatório de Junho do blo...

Julho 2020 - Mensagem do ...

Mensagem de agradecimento...

Mensagem da Governadora M...

Rotary: Quantos Somos?

Nova Área de Foco

Convenção Virtual Rotary ...

Apoio ao meio ambiente

COVID 19 - Futuro e Preve...

O Jornal Badaladas public...

Transmissão de Tarefas Di...

Convite para a reunião de...

Casa Virtual da Amizade

I Sessão Plenária da Con...

Convenção Virtual do Rota...

Transmissão de Tarefas no...

Tempos difíceis criam gra...

Junte-se a nós

Dia Mundial do Doador de...

CARTA MENSAL DA GOVERNADO...

CONVENÇÃO MUNDIAL VIRTUAL...

Como usar resiliência par...

PERDEMOS UM AMIGO - Falec...

Dia Mundial do Meio Ambie...

O Rotary de Torres Vedras...

Junho : Mês dos Grupos de...

Programa de Atividades - ...

MENSAGEM GOVERNADORA - D....

Relatório de Maio do blog...

O Rotary Club de Torres V...

Rotary: Quantos Somos?

JUNHO: Mês dos Grupos de ...

Junho 2020 - Mensagem do ...

Junho 2020 : Mensagem do ...

Convenção Virtual de 2020

Dia Internacional da Famí...

Rotary Leader - Edição de...

Programa de Atividades - ...

España Rotaria - Mayo/Ju...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: