Durante a Era dos Descobrimentos, os navegadores portugueses chegaram a locais hoje habitados por rotários que irão à Convenção do RI de 2013, de 23 a 26 de junho. (Inscreva-se até 15 de dezembro para pagar a taxa reduzida).
Dom Henrique, o Navegador, filho de Dom João I, contribuiu para a expansão ultramarina do seu país, financiando expedições que avançaram para o sul, ao longo da costa da África durante o século XV. (Em 1484, a proposta de Cristóvão Colombo de navegar para oeste à procura das Índias foi rejeitada pelo Rei João II. A Espanha acabou fazendo a famosa jornada.)
Outro célebre navegador português foi Bartolomeu Dias, que em 1488 chegou ao Cabo da Boa Esperança, que ficava no extremo do meridiano africano, provando que havia como se chegar à Índia (e às suas especiarias) pelo mar. Em 1497, Vasco da Gama chegou à Índia navegando pela costa leste da África e Oceano Índico. Três anos mais tarde, Pedro Álvares Cabral, rumo à Índia, navegou em direção ao sudoeste e descobriu o Brasil.
Em 1519, Fernão de Magalhães liderou a primeira expedição para dar a volta à Terra - mas acabou morrendo durante uma batalha nas Filipinas e não completou a jornada. Apesar de ser português, Fernão de Magalhães se desentendeu com seu país e fez a viagem sob a bandeira espanhola.
Esta era de prosperidade deixou em Portugal marcos belíssimos, como o Mosteiro dos Jerônimos, onde fica o túmulo de Vaso da Gama, e a Torre de Belém, erguida para defender a entrada do Rio Tejo.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais