Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012

As cinco principais histórias rotárias de 2012

O ano começou de forma emocionante com a Índia comemorando um ano sem nenhum novo caso de pólio. Em fevereiro, a Organização Mundial da Saúde retirou a Índia da lista de países endêmicos. 

Veja uma retrospectiva dos principais eventos rotários em 2012.

1. Índia livre da pólio

Depois de completar um ano inteiro sem nenhum registo de novo caso de poliomielite, a Índia foi retirada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da lista de países endêmicos da doença. Ghulam Nabi Azad, Ministro da Saúde e do Bem-Estar da Família da Índia, anunciou este marco em Nova Delhi em 25 de fevereiro.

 

A notícia foi recebida com entusiasmo por rotários que, desde 1985, têm trabalhado arduamente para erradicar ea doença. A pólio continua endêmica em apenas três países: Nigéria, Paquistão e Afeganistão.

 

Um dos fatores mais importantes para o sucesso na Índia tem sido o uso da vacina oral bivalente, que é eficaz contra ambos os tipos remanescentes do vírus. Outro fator tem sido o rigoroso monitoramento que, de acordo com a OMS, ajudou a reduzir para menos de 1% o número de crianças que deixam de ser vacinadas durante os Dias nacionais de Imunização. As lições aprendidas na Índia poderão ser usadas nos países ainda endêmicos. 

 

Em maio, rotários na Convenção do RI em Bangcoc, Tailândia, comemoraram mais um grande resultado do Rotary:  superar o Desafio 200 Milhões de Dólares. O desafio foi lançado em resposta a uma doação de US$355 milhões da Fundação Bill e Melinda Gates para atividades em prol da erradicação da pólio.  

 

Apesar dos bons resultados, os esforços devem continuar até que a paralisia infantil seja erradicada em todo o mundo. Assim, o Rotary lançou uma campanha on-line para incentivar líderes governamentais a continuarem contribuindo fundos para a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Em outubro, o Rotary lançou o maior comercial do mundo, através do qual visitantes ao site End Polio Now podem adicionar suas próprias fotos e participar deste empenho histórico. 

2. O novo modelo de outorga de subsídios  

Os distritos rotários começaram a qualificar-se para o novo modelo de outorga subsídios da Fundação Rotária, que será lançado globalmente em 1º de julho. Durante os últimos três anos, 100 distritos participaram da fase piloto do Plano Visão de Futuro, fornecendo feedback para ajudar a Fundação a fazer os ajustes necessários. 

 

O novo modelo inclui três tipos de subsídios: Distritais, Globais e Pré-definidos. A Fundação começou a aceitar pedidos para Subsídios Distritais no final de outubro e começará a aceitar pedidos para os demais subsídios no início de 2013.

 

Os Subsídios Distritais oferecem a clubes e distritos flexibilidade na realização de atividades que apoiam a Missão da Fundação, podendo ser usados para projetos de curta duração tanto em comunidades locais como internacionais. Cada distrito pode solicitar até 50% do seu Fundo Distrital de Utilização Controlada em um subsídio agrupado por ano.

 

Por exemplo, rotários no Distrito 5340 (EUA) usaram Subsídios Distritais para fornecer água limpa a comunidades rurais no Sudão do Sul e para melhorar os serviços de busca e socorro em sua própria comunidade, entre outros projetos. Leia mais

 

Os Subsídios Globais apoiam atividades internacionais de grande porte que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis em uma das seis áreas de enfoque. Rotários em Moçambique usaram um Subsídio Global para fornecer água potável e melhor saneamento para 2.500 estudantes e funcionários de um escola primária. Leia mais

 

Os Subsídios Pré-definidos dão aos Rotary Clubs a oportunidade de trabalhar com parceiros estratégicos da Fundação Rotária em atividades e projetos pré-desenvolvidos que apoiam as áreas de enfoque e que são financiados integralmente pelo Fundo Mundial e parceiros estratégicos. Através de um Subsídio Pré-definido do Distrito 3810 (Filipinas), mais de 2.000 mulheres em Antipolo estão aprendendo sobre administração de empresas e formas de equilibrar a família e o trabalho. Leia mais

3. Lema do RI para 2012-13

O presidente do RI, Sakuji Tanaka, revelou o seu lema para 2012-13, Paz Através do Servir, durante a Assembleia Internacional em janeiro. Além disso, Tanaka pediu para os rotários divulgarem os três Fóruns Rotary pela Paz Global, dos quais o primeiro já foi realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro em Berlim. Os próximos fóruns serão realizados em Honolulu, Havaí, em janeiro, e Hiroshima, Japão, em maio.  

4. Convenção do RI de 2012  

Mais de 35.000 rotários de 181 países e regiões geográficas reuniram-se em Bangcoc, Tailândia, em maio para a Convenção do RI de 2012. Os participantes comemoraram os sucessos da campanha para erradicar a pólio (veja acima), deixando o evento com suas energias renovadas e prontos para continuar a luta contra esta terrível doença. 

 

Sua Alteza Real, a princesa Chulabhorn representou Sua Majestade o Rei durante a cerimônia de abertura, agradecendo aos rotários pelo seu excelente trabalho. Durante quatro dias repletos de sessões plenárias e workshops, rotários tiveram a oportunidade de ouvir ilustres palestrantes, como Muhammad Yunus, pioneiro de microcréditos e ganhador do Prêmio Nobel da paz; Hugh Evans, fundador do Projeto Contra a Pobreza Global; Gillian Sorenson, conselheira sênior da Fundação das Nações Unidas; e Angelique Kidjo, cantora e compositora premiada e ativista. 

 

Durante o Simpósio Rotary sobre Paz realizado antes da Convenção, o ex-soldado mirim sudanês, Emmanuel Jal, falou sobre atrocidades que ele presenciou, e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Leymah Gbowee, pediu para os participantes continuarem a trabalhar em prol da paz.   

5. Interact comemora 50 anos; e os Centros Rotary pela Paz, 10 anos 

Interact Clubs e seus patrocinadores de todo o mundo comemoraram os 50 anos de existência do programa durante a Semana Mundial do Interact, de 5 a 11 de novembro. 

    

O primeiro Interact Club foi fundado em Melbourne, EUA, em novembro de 1962 sob a orientação e patrocínio do Rotary Club de Melbourne. Em comemoração aos 50 anos do clube, associados fundadores, atuais interactianos e rotarianos do Distrito 6930 se reuniram para uma noite de companheirismo. 

    

O programa Centros Rotary pela Paz completou dez anos em 2012. Desde 2002, os centros têm oferecido cursos de mestrados na área de paz e resolução de conflitos em universidades na Austrália, Inglaterra, Japão, Suécia e Estados Unidos. Em 2004, o programa para certificação profissional de três meses passou a ser oferecido na Chulalongkorn University na Tailândia.

 

Fonte: RI
 

publicado por RC Torres Vedras às 16:33
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Fevereiro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Lema Presidencial 2019-20

 

lema.jpg

Posts recentes

CARTA MENSAL - EDIÇÃO ESP...

Seminário Distrital de Fo...

115º aniversário do Rotar...

100 anos do Rotary na Índ...

Saúde de mães e filhos

14 de fevereiro dia dos n...

Paz e prevenção/resolução...

Dia Mundial da Rádio

Você sabe o que o Rotary ...

España Rotaria - Enero/Fe...

Jantar de Companheirismo ...

Rotary: Quantos somos?

Presidente da República r...

O Presidente do RI visita...

O Presidente do RI visita...

Visita do Presidente de R...

Visita do Presidente de R...

Um pouco da história do ...

Desenvolvimento do Quadro...

Envolva-se com o Rotary

Jantar de carnaval e Comp...

O Jornal Badaladas, na su...

Programa de Atividades - ...

O que o Rotary faz

Dia Mundial de Luta Contr...

Desenvolvimento económico

Artigo de Opinião de Mári...

Presidente de Rotary Inte...

Carnaval de Torres Vedras...

Fórum Ibérico do Rotary s...

Jantar Rotary Club Calda...

MENSAGEM GOVERNADORA | FE...

The Remarkable Mr. Harris

Promoção da Paz

Relatório de Janeiro do b...

ROTARY E MEIO AMBIENTE

Fevereiro: Mês da Paz e P...

Rotary Club Torres disti...

Jantar festivo para entre...

Somos Rotary

Fevereiro: Mês da Paz e P...

HÁ 73 ANOS FALECIA O FUND...

Os ABC do Rotary

A presença feminina no Ro...

Distinção Personalidade e...

Lema rotário para 2020/20...

Desejamos-lhe um feliz an...

Salvar o nosso Planeta

Dia Internacional da Educ...

Relatório Anual de 2019

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: