Janeiro é um bom momento para refrescar os nossos conhecimentos a respeito de Rotary e da FUNDAÇÃO ROTÁRIA, já que celebramos o mês da Consciencialização Rotária. Conhecemos os rotários a enorme quantidade de programas e oportunidades de serviço que nos oferece Rotary?
Conhecemo-los adequadamente e aplicamo-los oportunamente?
Conhecê-los parece-nos um trabalho exaustivo, mas não é assim, permanentemente em nossas reuniões, seminários, assembleias, além de numerosas publicações, temos a oportunidade de adentrar cada dia um pouco mas em aspectos específicos do rotarismo.
Não só no mês de Janeiro mas sim permanentemente devemos dedicar-nos a conhecer mais sobre o Rotary.
"QUANDO COMPREENDERMOS CABALMENTE A HISTÓRIA E TRADIÇÃO DE SERVIÇO DE ROTARY, ESTAREMOS MELHOR PREPARADOS PARA ACOLHER OS SÓCIOS NOVOS E ASSIM TORNAR REALIDADE O LEMA "A PAZ ATRAVÉS DO SERVIÇO" DO NOSSO PRESIDENTE INTERNACIONAL SAKUJI TANAKA."
Frente a tais perspetives cabe aceitar o desafio para os que assumem responsabilidades nos seus clubes se capacitem adequadamente, a fim de oferecerem bem-sucedidos programas emmbenefício das comunidades que integram.
Não é o mesmo SER rotário que ESTAR no Rotary.
"SER é compromisso, aceitar as obrigações emergentes da condição de rotário e não apenas valer-se dos direitos e privilégios, é comungar laicamente com os postulados filosóficos do rotarismo."
"ESTAR é concorrer assiduamente aos encontros do clube, mas permanecendo alheio à tomada de compromissos que mencionávamos mais acima, é valer-se dos privilégios e direitos sem assumir a filosofia, é em suma, converter-se num espectador privilegiado do que acontece ao seu redor, mas nunca ser actor".
Você que prefere? Ser actor ou espectador? Posso assegurar que todos preferimos ser actores e dispor de algumas horas de trabalho e reflexão e assim estarmos preparados para nos informarmos e acedermos aos benefícios, para a nossa comunidade, da Visão Futura da nossa Fundação Rotária.
JULIO C LASAGNA RUIZ
EDITOR EDITORIAL
BOLETIN ROTARY CLUB QUILPUE-CHILE ENERO 2013
DISTRITO 4320
O boletim rotário interdistrital de frequência semanal apoia-se em COMUNICAÇÕES ROTÁRIAS INDEPENDENTES, e não depende de distrito ou clube algum. Simplesmente é um meio de difusão das actividades dos Governadores e clubes rotários que em muitos casos não chegam a muitos distritos e clubes.
Este boletim chega não só aos distritos da Argentina, mas também a alguns do Uruguai, Paraguai, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Colômbia, Venezuela, países da América Central, México, USA, Portugal e Espanha.