Devemos meditar sobre a Consciencialização Rotária avaliando nosso interesse sobre os destinos do Rotary. Temos diferentes formas de colocarmos o Rotary na nossa consciência.
Quando convidamos uma pessoa para conhecer o clube, estamos praticando uma ação de consciência rotária de interesse pelo sucesso, de apreço e atenção aos objetivos do Rotary. Com isto mostramos que o ideal de servir rotário solidifica a nossa consciência, ocupando lugar destacado nas nossas ações diárias.
Uma boa consciencialização rotária é a disposição com que o rotário aceita participar dos projetos do clube, não negando incumbências possíveis de serem atendidas. Ajuda com o seu tempo disponível aceitando cargos e trabalhando para dignificar a ação rotária como a sua contribuição para a concretização dos objetivos do Rotary.
Ser rotário é apaixonante e desafiador. Enfrentar desafios depende da disposição de cada um. O verdadeiro rotário consciente das responsabilidades assumidas quando se associou ao Rotary certamente esforça-se para que a meta estabelecida por ela seja alcançada.
O Rotary é uma poderosa organização de serviços que vive do quadro social. Os rotários comprometidos com o ideal de servir que movimentam essa fantástica máquina de ajudar e fazer amigos culminando com a concretização de milhares de projetos e programas humanitários e educacionais. Sem esta consciencialização arraigada no espírito de cada um, nenhum projeto seria concretizado.
Seja individual ou coletivamente, os rotários conscientes elevam a imagem do Rotary, participando de projetos, seja de âmbito comunitário como a simples doação de cestas básicas ou de projetos de abrangência internacional como é o caso da Polio Plus. Estes projetos demonstram a disposição de ajudar a transformar o mundo mais igualitário e mais humano. O rotário consciente sempre oferece algo ao Rotary, seja simplesmente conhecimento, tempo e boa vontade para trabalhar nos programas humanitários e educacionais, isto mostra a grandiosidade do Rotary.
Dificuldades no mundo inteiro, como a fome e a miséria, estão presente em comunidades onde o Rotary está inserido, aí o rotário é colocado à prova com o desafio de enfrentar estas questões. Uma consciencialização da necessidade de ajuda é fundamental para evitar frustrações e desânimos.
Os rotários são líderes nas suas profissões, daí exercem influência nas suas áreas de conhecimento. Quando oferecem estas experiências profissionais aos objetivos do Rotary dão uma prova de consciencialização rotária. O rotário deve apreciar e valorizar as tarefas que tem a cumprir, afirmar e responder com convicção a sua missão de servir.
A chave que abre as portas do servir em Rotary é a motivação. Os rotários que têm consciência do que isto representa estão muito próximos do êxito. Esta motivação é necessária porque no mundo rotário ninguém tem autoridade para mandar e exigir. Os rotários são líderes voluntários com responsabilidades empresariais e familiares. Dedicam o seu tempo e energia na condução dos seus negócios e na família. Todavia, cada pessoa reage diferentemente à provocação para prestar um serviço voluntário doando um pouco do seu tempo, da sua vida. O segredo da motivação está em descobrir e alimentar a vocação de cada um. Só fortaleceremos o Rotary incutindo nas mentes dos rotários o ideal de serviço encontrando meios de motivá-los e consciencializá-los para a grande tarefa que lhes é oferecida.
E isso depende da consciência, da disposição e da motivação de todos.
Texto adaptado do original escrito pelo Governador 1989-90 e 2004-05 Flavio Mattos- Distrito 4750
Ângelo Antonio de Freitas – Governador Indicado 2014-15 Distrito 4560
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais