Aung San Suu Kyi, líder do movimento democrático de Mianmar (antiga Birmânia) e Prêmio Nobel da Paz, discursou durante o Fórum Rotary pela Paz Global que aconteceu em Honolulu, Hawaii, EUA de 25 a 27 de janeiro.
Durante o evento, ela foi homenageada com o Hawaii Peace Award pela sua luta pela democracia por meios pacíficos e não violentos. Depois de 20 anos de prisão domiciliária, Suu Kyi foi libertada em novembro de 2010, e no ano passado, eleita para o parlamento de Mianmar como membro do partido pró-democracia.
Suu Kyi disse aos participantes do Fórum que a paz absoluta é uma meta inalcançavel, mas algo que devemos continuar a buscar de qualquer forma. Ela afirmou que as instrituições democráticas são importantes para garantir os direitos humanos.
“O tipo de paz que queremos é muito simples; queremos a paz permanente”, completou. Ela disse também que os jovens têm um importante papel a desempenhar. O evento em Honolulu enfatizou a importância de envolver os jovens no processo de paz.
“Devemos ajudar nossos jovens para que ele possam assumir nossa tarefa de contrução de nações”, afirmou Suu Kyi. “Dependemos de nossos jovens para nos levar adiante.” (Assista ao vídeo do discurso)
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais