O analfabetismo é a raiz da pobreza, uns dos maiores obstáculos para a auto-suficiência económica. Calcula-se que 900.000 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial, não sabe ler nem possuem os conhecimentos aritméticos necessários para manter um emprego ou conseguir outro melhor. Alfabetizar essas pessoas para que se tornem independentes é uma das armas essenciais na luta contra a pobreza.
Março é o Mês da Alfabetização no Rotary, momento de analisar o que os clubes podem fazer para aumentar a taxa de alfabetização local e internacionalmente.
A grande maioria de analfabetos é formada por mulheres e meninas, as quais, por sua vez, deixam de ensinar os seus filhos a ler e escrever perpetuando, assim, este ciclo infame. Mesmo nos países ricos podemos encontrar escolas que não estão conseguindo ensinar o básico para os alunos, e há muitos adultos cujas habilidades de escrita e leitura não são suficientes para contribuir positivamente na sociedade.
Sabendo que alfabetização abre as portas de empregos e dá segurança económica, usemos os recursos da Fundação Rotária para proporcionar algo tão essencial, que é a alfabetização.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais