Este ano, celebramos o Dia da Terra, a 22 de abril, com um novo propósito. O ambiente é agora uma área de enfoque para o Rotary. As soluções para todas as grandes tarefas começam sempre por si e por mim, e há muito que nós, como indivíduos, podemos fazer simplesmente com a mudança do nosso comportamento: a redução do nosso uso de plásticos e a utilização sensata de energia são apenas dois exemplos. Mas, agora, temos a oportunidade de fazer mais em conjunto.
Apoiar o ambiente não é novidade para o Rotary; os clubes trabalham há muito tempo em questões ambientais com base nas necessidades locais. Agora, a mudança climática – um problema que nos afeta a todos, ricos e pobres – exige que trabalhemos em conjunto mais do que nunca. Alberto Palombo, um engenheiro venezuelano residente no Brasil e membro do Quadro de Consultores Técnicos na The Rotary Foundation, partilha a sua opinião. "Em 30 anos, o meu trabalho tem sido ligar-me às comunidades e às políticas oficiais para cuidar do ambiente. Hoje estou entusiasmado com as oportunidades que o Rotary nos oferece para ajudar a reduzir a degradação ambiental e tornar as comunidades mais sustentáveis.
Em todas as comunidades onde temos um Rotary, Rotaract, Interact Club ou Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, existem desafios ambientais. Como Rotários, podemos tornar–nos administradores da sustentabilidade ambiental e adotar as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 no nosso dia a dia, em casa e nos nossos clubes. Então, podemos incorporá-las nos nossos projetos Rotários.
O meu clube está envolvido em projetos hídricos e ambientais desde o primeiro dia. Procuramos oportunidades para capacitar os Rotários e promover parcerias na nossa região e noutros lugares, trabalhando com grupos como a Rede Interamericana de Recursos Hídricos e o Conselho Mundial da Água. Os clubes locais trabalharam com o Grupo de Ação Rotária de Água Saneamento e Higiene (wasrag.org) para ajudar o Rotary a conseguir um lugar à mesa durante o Forum Mundial da Água de 2018 em Brasília, onde discutimos como as comunidades podem recuperar de desastres ambientais como o causado pelo desabamento de uma barragem mineira no Rio Doce, no Brasil, em 2015.
Cuidar da Terra é um esforço que nunca acaba. Para causar impacto, devemos alinhar os nossos conhecimentos, habilidades e entusiasmo – e o Rotary já é excelente nisso. Como voluntário do Grupo de Ação Rotária para Sustentabilidade Ambiental (esrag.org), vi como o nosso trabalho pelo ambiente se encaixa em muito do que já fazemos com a água e com as outras áreas de enfoque. Os Rotários não são espetadores passivos; nós agimos. Vamos trabalhar juntos e causar um impacto positivo.”
O apoio da Fundação Rotária definirá este novo capítulo dos nossos serviços. Através de projetos de Subsídios Distritais e Globais, vamos desenvolver os nossos projetos anteriores em prol do ambiente. Procuraremos formas de colaborar mais estreitamente e causar um impacto maior nas questões ambientais globais. E vamos incorporar as preocupações ambientais em todos os nossos programas, projetos e eventos.
Rotaractistas e participantes dos nossos programas para jovens esperam que o Rotary assuma uma posição clara e ofereça liderança com visão. Vamos trabalhar com eles, procurando soluções inteligentes para os problemas que vão herdar. Os nossos incríveis membros, redes e Fundação permitem darmos um contributo importante e duradouro. Agora, vamos descobrir juntos como o Rotary Abre Oportunidades para nos ajudar a expandir os nossos serviços e preservar a casa que todos partilhamos.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais