Amigos, um dos meus mantras para o Rotary tem sido fazer mais, crescer mais. Tenho certeza de que vocês também estão adotando esse pensamento. "Fazer mais" significa realizar projetos maiores e mais impactantes. E "crescer mais" é aumentar nosso quadro associativo.
Há muito entusiasmo no mundo rotário em relação à iniciativa “Cada Um Traz Um”. Em todos os lugares a que viajo, presidentes de clube, governadores de distrito e associados do Rotary — veteranos e novos — apreciam o fato de que seus esforços de crescimento estejam inspirando o mundo rotário.
Estamos crescendo ainda mais, e não vejo a hora de comemorar todo esse sucesso com vocês na Convenção do Rotary International em Houston, em junho. Ainda dá tempo de se inscreverem e fazerem planos para se juntar a nós. Estamos ansiosos por essa experiência singular que unirá nossos associados depois de tanto tempo separados.
Ao crescer mais, teremos muito mais oportunidades de fazer mais. Abril é o Mês da Saúde Materno-Infantil, uma ótima chance para seus clubes considerarem o que estão fazendo em apoio à saúde de mães e crianças. Melhorar o acesso à assistência médica e a qualidade desses cuidados para mulheres e crianças em todo o mundo é um foco importante para nós, e se relaciona muito bem com a nossa iniciativa de Empoderamento de Meninas. Agradeço o trabalho realizado por vários clubes nessa área de enfoque, e gostaria de incentivá-los a pensarem em maneiras de fazer mais.
Foi animador ver os rotarianos se reunirem nas Conferências Presidenciais para discutirem maneiras de usar nossas áreas de enfoque para promover mudanças grandes e duradouras no mundo. Todas as Conferências Presidenciais estão abordando a nova área de enfoque — o meio ambiente — e como nosso trabalho para proteger o planeta deve apoiar nossos esforços para desenvolver economias locais, especialmente em lugares com maior índice de pobreza. Tive a honra de fazer uma apresentação na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Glasgow, Escócia, conhecida como COP26. Este importante evento reuniu quase 100 chefes de estado e de governo, durante um período de duas semanas, para estabelecer novas metas referentes à emissão de combustíveis fósseis. Meu chamado à ação se concentrou na restauração dos manguezais, um ecossistema crucial que pode mitigar os efeitos das mudanças climáticas em áreas costeiras. Países de todo o mundo já estão demonstrando grande entusiasmo por esse plano.
Nossa sobrevivência está em jogo e já estarmos sofrendo os danos causados pelas catástrofes ambientais. Precisamos preservar nossa capacidade de ajudar os mais necessitados e levar esperança a eles. Devemos encontrar maneiras de proteger nosso planeta, mantendo o crescimento econômico necessário para alcançarmos nossos mais altos objetivos humanitários.
Este é um momento muito entusiasmante no Rotary, um momento em que o mundo mais precisa de nós. Ao Servirmos para Transformar Vidas, lembrem-se de que também estamos nos transformando. Estamos nos tornando os grandes agentes de mudança e construtores da paz do mundo.
O mundo está pronto para nós. É hora de atender a esse chamado.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais