Para realmente mudarmos o mundo com A Magia do Rotary, precisamos promover o senso de pertencimento nos nossos clubes. Para este fim, cada clube deve seguir seu próprio caminho. E o Plano de Ação pode ajudar a encontrar este caminho. Mas o que isso significa?
Vou dar como exemplo o Rotary Club de Beveren-Waas, na Bélgica, que foi fundado em 1974 e evoluiu com o tempo usando um plano estratégico e um plano para desenvolvimento do quadro associativo. O clube se concentra em recrutar as pessoas tendo por base as suas profissões, e todos os novos associados são logo escalados para desempenhar tarefas e funções.
Ele alterna seu horário de reunião entre o período da tarde e da noite, cuidando para que sejam sempre acessíveis a todos os associados.
Às vezes, as circunstâncias forçam um clube a fazer mudanças. Mas isso não é um problema, pois como pessoas em ação sabemos que por trás de todo obstáculo existem oportunidades.
O Rotary Club de Holyoke, nos Estados Unidos, foi obrigado a deixar seu local de encontro por causa do aumento dos custos após a pandemia de covid-19. Mas isto não foi um impedimento para os associados, os quais transformaram este revés de forma positiva. Eles passaram a se reunir gratuitamente na sala da biblioteca e a almoçar numa lanchonete ao custo de US$ 10 por pessoa. Como o almoço é opcional, ninguém precisa gastar dinheiro para participar das reuniões. Esta é uma bela maneira de ser “justo para todos os interessados”.
Desde que fez essa mudança, o clube de Holyoke ganhou 13 associados. A meu ver, parte do crescimento do quadro associativo deste clube se deve ao senso de inclusão por ele disseminado — que é o primeiro passo em direção ao senso de pertencimento.
Se você perguntar o que as pessoas esperam da sua associação, poderá descobrir que o clube não atende às expectativas delas. Pense nisso como uma oportunidade de remodelá-lo de formas estimulantes, haja vista que os modelos alternativos de clubes estão causando impacto positivo.
Por exemplo, nos últimos oito anos uma associação rotária chamada Beers Rotarians Enjoy Worldwide, ou BREW, trabalhou em estreita colaboração com o Grupo Rotary em Ação pela Água, Saneamento e Higiene em projetos hídricos. Nesse período, a BREW canalizou 25% de suas contribuições a iniciativas do tipo.
A BREW é um dos muitos canais que dão aos associados este senso de pertencimento para fazer deste um mundo melhor.
Não canso de ressaltar a importância do senso de pertencimento. Os clubes se tornam simplesmente irresistíveis quando todos os seus integrantes sentem que estão exatamente onde precisam estar. Para mim, pertencer é a faísca que acende A Magia do Rotary.
Ao receber feedback dos associados do clube e da comunidade, peço a você que busque essa faísca. O Plano de Ação pode ajudá-lo a encontrar o caminho para o sucesso. E ao iluminar o seu caminho com a chama do pertencimento, um futuro brilhante aguardará o seu clube, a sua comunidade e o mundo todo.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais