Eu adoro as várias tradições rotárias, especialmente aquelas relacionadas à roda dentada. Sempre que a vejo no meu distintivo, no logotipo de um clube ou na camiseta de um voluntário, fico inspirado ao pensar nas infinitas possibilidades representadas pela nossa roda.
Nos primórdios da organização, ela foi lançada para representar uma engrenagem, parte de uma máquina possante capaz de grandes feitos. A roda rotária continua representando isso e muito mais. Para mim, ela simboliza movimento e os ciclos da nossa jornada de fazer o bem no mundo.
Em agosto, o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes, eu incentivo a família Rotary a pensar sobre a conexão cíclica entre o quadro associativo e a Fundação Rotária.
Quando os associados atuam em clubes dinâmicos, A Magia do Rotary acontece. Eles aprofundam seu compromisso uns com os outros e com o lugar onde vivem, engajando mais pessoas a se juntar a nós.
Aos poucos, os novos associados percebem que seu clube faz parte de uma organização de ponta que está fazendo mudanças duradouras no mundo. Eles aprendem sobre a Fundação, a apoiam e podem solicitar subsídios para financiar seus projetos. Um grande atrativo para eles é saber que fazem parte do movimento que erradicará a pólio.
À medida que a experiência dos nossos associados se aprofunda, o mesmo acontece com seu compromisso com o Rotary em todos os níveis. O público vê o grande impacto que causamos, e isso torna o Rotary ainda mais irresistível. Admitimos mais pessoas às nossas fileiras, novos clubes se formam e o ciclo continua. A cada giro que a roda dá, o Rotary e a nossa Fundação crescem.
Existem inúmeras maneiras pelas quais essa conexão mágica entre os clubes e nossa Fundação pode acontecer. Por exemplo, os Clubes 100% Companheiros Paul Harris, onde todos os associados têm este título, são a prova de que clubes engajados estão diretamente conectados à Fundação. Alguns até triplicaram a aposta, como o Rotary Club de Crescent, nos EUA, cujos 125 associados são todos Companheiros Paul Harris, Benfeitores e Contribuintes Especiais da Fundação Rotária.
Mas você não precisa estar em um clube destes para fazer a diferença.
Estou pedindo a todos os associados do Rotary que se lembrem da meta deste mês para o que estou chamando de marcadores mágicos do Mark: até 31 de agosto, assuma o compromisso pessoal de contribuir o que puder ao Fundo Anual. Faça isso agora mesmo em rotary.org/give. E enquanto estiver nesta página, considere estabelecer uma doação periódica.
Com a sua ajuda, podemos manter a grande roda do Rotary e a Fundação na direção certa, avançando rumo a um futuro grandioso.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais