Rotários têm plantado árvores desde o começo do século XX em nome do companheirismo e da amizade, e pelo prazer de servir a comunidade. Estas árvores, encontradas em diferentes partes do mundo, são um testemunho duradouro dos ideais rotários.
No papel de presidente emérito do RI, Paul Harris viajou bastante nas décadas de 20 e 30, na companhia de sua esposa Jean. Nestas viagens ele plantou árvores para simbolizar amizade e boa vontade.
No outono de 1932, Paul Harris passou cinco semanas visitando clubes na Europa e plantando suas árvores da amizade.
“Na quarta-feira de manhã plantei a minha primeira árvore da amizade em solo europeu. É interessante que esta primeira árvore tenha sido plantada na Alemanha, justamente em Berlim, numa praça para prática de desportes que foi usada para os propósitos da guerra. Estiveram presentes na ocasião um grande número de rotários, representantes do governo local, e outras pessoas.”
Nesta viagem Paul Harris também plantou árvores em Tallinn, na Estônia; e em Gotemburgo, na Suécia.
Não tardou para que o plantio de árvores se tornasse a marca registada das suas viagens, seja na Austrália, Brasil, Japão, México ou Nova Zelândia. Em My Road to Rotary ele conta:
“Com a cooperação dos rotários e governos locais eu plantei árvores em parques nos cinco continentes e em algumas ilhas. As nossas árvores são o símbolo de compreensão internacional.”
Outros presidentes do RI seguiram a tradição. Sydney W. Pascall, em 1931-32, plantou árvores sempre que visitava algum Rotary Club.
Nem todas as árvores foram plantadas noutros países. Quando recebia rotários e autoridades na sua casa, em Comely Bank, o casal Harris sugeria o plantio de uma árvore para celebrar a ocasião.
Hoje os rotários continuam a plantar árvores para simbolizar amizade e companheirismo, para embelezar as comunidades e para contribuir para um mundo mais verde.
Veja a História do Rotary
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais