Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024

Carta Mensal do Governador David Valente

a5.gif

Caras Companheiras e Companheiros

Se muitas vezes dizemos que a política é tão antiga como o Homem, o mesmo podemos dizer da atividade económica, do trabalho. Segundo a tradição bíblica o trabalho aparece depois da expulsão de Adão e Eva do Paraíso, quase como um castigo. Nos tempos mais antigos das sociedades urbanas haveria apenas trabalho servil (escravo) e livre (artesãos). O ócio, privilégio dos homens livres proprietários, opunha-se ao negócio, equivalente a trabalho, afeto aos que se ocupavam das atividades económicas. No mundo grego eram esses homens livres que deviam governar a cidade. Com o incremento da monetarização começa o processo da diversificação e de divisão do trabalho. A partir do Século XVI, começa a encarar-se o trabalho de uma forma diferente, como algo não só necessário, mas como algo digno e dignificador. Hoje o trabalho humano e as profissões podem ser vistos como um fluxo de atividade com vista à realização pessoal e à criação de riqueza, de forma a construir sociedades saudáveis e felizes. O trabalho é útil, necessário, digno e, na nossa tradição, até sagrado (Laborem Excercens). É nesse sentido que Rotary entende o trabalho.

 

Nesta perspetiva, o trabalho humano (há também o trabalho dos animais e das máquinas) faz parte de um processo de valorização da pessoa como tal, e é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais humanista e centrada em valores que se querem universais. Por isso, por muito elevada que seja hoje a especialização profissional e a predominância de regras técnicas, não devemos perder as ideias referidas, que conferem sentido e valor à atividade profissional.

 

Para Paul Harris “De todas as diversas maneiras que o homem pode escolher para ser útil à comunidade, as mais viáveis e, na maioria dos casos, as mais eficientes, serão aquelas no âmbito das suas próprias ocupações”. Rotary é assim uma organização em movimento onde pessoas de ação tem consciência do valor do trabalho e da profissão para o bem-estar das comunidades. Assim, as comissões de serviços profissionais devem incentivar os rotários a usarem as suas competências e conhecimentos para identificar e atender a necessidades comunitárias, desenvolver e capacitar outras pessoas e ajudá-las a descobrir novas oportunidades e interesses profissionais.

 

Assim, as atividades desenvolvidas pelas comissões dos clubes não devem esgotar-se apenas na escolha do Profissional do Ano, que naturalmente deve ser feita com recurso aos mais apertados critérios, e anunciada com transparência e fundamento, pois é um sinal que damos e exemplos que mostramos às comunidades que servimos.

 

Para além disso, há todo um mundo de ações para as Comissões de Serviços Profissionais dos clubes. Devemos procurar que os serviços que prestamos como profissionais em muitas outras áreas criem um maior impacto na comunidade, mormente no trabalho dos clubes com os estabelecimentos de ensino, onde vamos encontrar, na verdade, futuros profissionais. Propor aos jovens mentorias sobre carreiras e profissões a seguir é um caminho já experimentado por muitos clubes com assinalável sucesso. Acresce que a diversidade profissional em Rotary deve ser estimulada pelos clubes, como a procura de maior inspiração para o nosso trabalho, pois essa diversidade é uma das nossas maiores riquezas e forças. E essa diversidade deve ser procurada em Rotary e em Rotaract, pois o diálogo e a convergência inter-geracional é um processo que pode criar uma grande criatividade e atratividade.

 

No âmbito da disponibilização das competências profissionais dos membros de Rotary e a sua colocação ao serviço das comunidades, podemos destacar os projetos já implementados da filosofia Lean em algumas instituições apoiadas pelos clubes. Estamos apostados na difusão destas competências para incrementarmos estas ações, criando condições para tornar o funcionamento das organizações nossas parceiras mais eficiente e sustentável. Desta forma, através da passagem destas competências, estamos a contribuir para o desenvolvimento das pessoas e para a sua autonomia, enquanto entregamos valor que se vai incrementando no tempo.

 

Quero ajuntar a estas linhas problemáticas recentes em Rotary como as questões atinentes ao DEI (Equidade, Diversidade e Inclusão) e ao empoderamento de meninas. Estes temas vêm trazer uma nova leitura para os serviços profissionais, como a Comissão Distrital do ano passado tão bem destacou e vai continuar a evidenciar no Seminário da Comissão Distrital de Serviços Profissionais deste ano, a ocorrer a 20 de janeiro, a não perder, com o tema Saúde Mental no trabalho e nas organizações - prevenir e agir.

 

Evidentemente que devemos destacar ainda a ética como seiva onde se devem desenvolver os serviços profissionais, porque prestados aos outros, e criadores de expectativas e esperanças. Sobre este tópico, remeto para a comunicação que fiz este mês na Revista Portugal Rotário com referência à PROVA QUÁDRUPLA - guia ético a ser seguido em todos os empreendimentos, como filosofia de conduta e ao CÓDIGO ROTÁRIO DE CONDUTA - que deve ser seguido por todos os rotários nas suas atividades pessoais, empresariais e profissionais.

 

Quanto a nós, devemos perguntarmo-nos se este ano, ou este mês, já encontrámos oportunidades para aplicar as nossas competências profissionais como instrumentos de serviço à comunidade, fortalecendo a nossa identidade rotária e contribuindo para a imagem de Rotary.

 

Contamos com a participação dos companheiros, quer no referido Seminário Distrital dos Serviços Profissionais de 20 de janeiro, quer no Seminário Distrital do Quadro Social e da Formação Distrital a realizar em 27 de janeiro. Os serviços profissionais, pela sua amplitude e omnipresença são uma das redes mais estruturantes das sociedades modernas, pelo que são também, por excelência, o palco onde devemos afirmar, com ousadia e impacto, a X natureza humanista da nossa organização e a nossa identidade rotária.

 

David Valente

Governador D1960 2023/2024

 

publicado por RC Torres Vedras às 18:05
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Abril 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Lema Presidencial 2023-24

 

aaaaa.jpg

Posts recentes

Paul Harris - April 19, 1...

Rotary : Quantos Somos - ...

78ª Conferência Rotary D1...

1ª CAMINHADA D1960 PELA S...

Bolsas Rotary pela Paz

Abril - Mensagem da Presi...

Abril - Mensagem do Presi...

Revista Portugal Rotário ...

Dia do Rotary na UNESCO

Dia Mundial da Saúde

Rotary Internacional que ...

O Jornal Badaladas public...

Assembleia Distrital de F...

Abril mês do ambiente

Revista Rotary Brasil, ed...

Relatório de Março do blo...

Abril Mês do Meio Ambie...

Intercâmbio de Novas Ger...

Feliz Páscoa

O Rotary e o combate à Pó...

NGSE Conference

NGSE Conference

NGSE Conference

Caminhada Solidária pela ...

Intercâmbio de Novas Ger...

Água e recursos hídricos

Conferência Distrital de ...

Noite de poesia do Rotary...

Dia Mundial da Água.

Jantar Palestra - Convite

Semana Mundial de Rotarac...

Noite de Poesia no Rotary...

Visita profissional à Cen...

Centros Rotary pela Paz

Dia Internacional das Mul...

Feliz dia das mulheres

O Jornal Badaladas public...

Água limpa e saneamento

Entrega de Bolsas Escolar...

Atividades do Rotary de T...

Revista Portugal Rotário ...

Seminário Formação Rotári...

Março - Mensagem da Presi...

Março - Mensagem do Presi...

Revista Rotary Brasil - E...

Relatório de Fevereiro do...

Março Mês da Água, Saneam...

Formação Rotária para um...

Pessoas em Ação: Campeões...

119º ANIVERSÁRIO DE ROTAR...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 2024/2025

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: