Caríssimos Companheiros,
Neste mês de janeiro somos chamados a refletir e a realizar ações relativas aos Serviços Profissionais.
Pelo facto de sermos profissionais das mais variadas áreas, adquirimos uma elevada sensibilidade para este tema e por isso temos o compromisso acrescido, comparativamente a outras organizações, para valorizar, promover e colocar ao serviço das nossas comunidades um dos principais ativos de Rotary: as nossas competências profissionais. O reconhecimento profissional, a realizar preferencialmente durante o mês de janeiro, é uma excelente forma para chamar a atenção para a excelência profissional e sentido ético, de modo a constituir verdadeiros exemplos nas nossas comunidades, que importa promover e seguir.
A conferência organizada pela Comissão dos Serviços Profissionais, prevista para 21 de janeiro, com o tema “DEI-Diversidade, Equidade e Inclusão”, dando seguimento ao solicitado pela Presidente Jennifer Jones no plano de ação deste ano rotário, é a prova da importância desta área no contexto de Rotary.
Estamos a meio do ano rotário e por isso precisamos fazer o balanço e tomar as necessárias medidas para invertermos determinadas tendências e cumprirmos os nossos objetivos.
Partilho convosco uma das nossas principais preocupações. Trata-se da redução significativa do número de sócios no Distrito. De facto, no dia 1 de julho tínhamos 1394 rotários e somos agora 1360, significando uma redução líquida de 34 membros.
Informamos que, oficialmente, no dia 1 de julho, foi encerrado o Rotary Club Lisboa-Oeste, que já há algum tempo tinha cessado a sua atividade e que, apesar dos esforços realizados no ano rotário 2021-2022 para a sua reativação, tal não foi possível. Um dos quatro Companheiros restantes, foi transferido para o Rotary Club de Oeiras. Mais recentemente, no dia 28 de dezembro, pelas mesmas razões e apesar das tentativas realizadas no ano rotário 2021-2022 e no presente ano, encerrámos oficialmente o Rotary Club Montijo-Alcochete, que tinha oito membros, que não foi possível transferir para outros clubes.
Ao nível dos clubes de Rotaract, houve um esforço significativo para identificar os clubes com um número reduzido de membros e inativos, procurando-se motivar os companheiros tendo em vista a sua reativação, Apesar das tentativas realizadas, houve casos em que os esforços foram infrutíferos, pelo que foram encerrados, oficialmente, em 29 de dezembro, sete clubes: Barreiro, Cascais-Estoril, Lisboa-Belém, Odivelas, Ponta Delgada, Sesimbra e Setúbal. Nalguns casos foi possível a transferência de companheiros para clubes de Rotary e outros Rotaract.
Notamos que tem havido um esforço de crescimento em vários clubes que se tem traduzido em admissões, algumas durante as VOGs. No entanto, a situação requer uma atenção especial de todos nós para invertermos a tendência, compensando as saídas de companheiros e obtermos o necessário crescimento líquido, conforme os objetivos traçados. Pela importância desta temática e tal como já anunciado, estamos a planear um Workshop do Quadro Social, a realizar no dia 11 de fevereiro em Óbidos, com a organização logística do Rotary Club Satélite Bombarral-Óbidos e apoio do Rotary Club do Bombarral.
A percentagem de clubes que inseriram metas em Rotary International é inferior a 40%, pelo que solicitamos que, os que ainda o não fizeram, procedam ao seu registo, dado que é fundamental para que possam ser elegíveis para a Menção de Rotary. Não havendo registos é como se os clubes não tivessem realizado qualquer ação.
Encontram-se abertas as inscrições para o próximo Seminário de Formação Distrital, que será realizado em Santarém, no dia 14 de janeiro, com a organização logística do Rotary Club de Santarém. Contamos com a participação dos companheiros da região norte do distrito.
A Conferência Distrital, com o tema Pessoas, Organizações e Sustentabilidade, que vai ter lugar nos dias 5 e 6 de maio de 2023 no Centro de Congressos do Estoril, está em fase de preparação.
Vamos continuar a apoiar os refugiados em Portugal, dando corpo ao protocolo estabelecido com a PAR-Plataforma de apoio aos refugiados.
Alguns clubes responderam à proposta de apoio humanitário à Ucrânia, enviando fundos em coordenação com o Distrito 2232 da Ucrânia, através de uma plataforma de crowdfunding. Contamos com uma elevada participação de modo a minorar as condições adversas impostas pelo inverno.
Bom trabalho! Um forte abraço solidário,
Vítor Cordeiro
Governador D1960 2022-2023
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais