Caríssimos Companheiros,
Estamos em maio, no penúltimo mês do ano rotário, em que Rotary nos apela ao desenvolvimento da juventude, a apostar no futuro, nas próximas gerações de líderes, melhorando competências de liderança nos mais jovens, incrementando as suas capacidades e transmitindo o valor dos serviços humanitários.
Ainda muito recentemente, quando esteve entre nós, a Presidente Jennifer Jones desafiou-nos a olhar com mais atenção para a população rotária mais jovem, mais atualizada, mais ativa e virada para os novos temas da sustentabilidade, para a necessidade de incrementar parcerias, de realizar projetos comuns, para alcançarmos resultados mais rápidos. Confiemos na força da juventude e vamos incluir os jovens nas atividades e projetos e nos processos de decisão, para que adquiram novas experiências e assim possam preparar melhor o seu (o nosso) futuro. Procuremos uma maior abertura e mais inclusão nesta relação com os jovens do Rotaract e do Interact, para atingirmos melhores resultados na construção de um mundo melhor.
O balanço da visita da Presidente Jennifer Jones a Portugal, nos dias 17 e 18 de abril, é muito positivo, tendo sido uma oportunidade para a Presidente de RI ficar a par de alguns dos nossos projetos e para trocarmos ideias, que contribuem para nos focarmos melhor nos nossos objetivos. Durante o Encontro Nacional em Coimbra, com uma sessão destinada à juventude e um jantar aberto a todos os rotários, foram transmitidas ideias e inspiração para desenvolvermos da melhor forma as nossas atividades, contribuindo para um melhor alinhamento com o nosso propósito.
Ainda em Abril, realizaram-se as ações de formação do ano rotário 2023-2024, a comemoração do 64º Aniversário da FRP e a Conferência de Rotaract e Interact, em Abrantes, momentos de grande ação rotária e franco companheirismo.
A 77ª Conferência Distrital, com o tema Pessoas, Organizações e Sustentabilidade, teve lugar nos dias 5 e 6 de maio, no Estoril. A tarde do dia 5 foi dedicada à Organização e Melhoria Contínua, onde contámos a história da implementação do Lean em instituições parceiras e partilhámos um caso recente.
Trouxemos duas empresas que utilizam esta metodologia, que contribui para a sua eficiência e diferenciação em mercados competitivos. A Inteligência Artificial esteve em foco, trazendo-nos novas perspetivas e a necessidade de incorporarmos novas formas de atuação para potenciarmos a nossa ação. Com a ajuda destas ferramentas de gestão, desenvolvemos pessoas e entregamos um elevado valor às organizações parceiras, transformando comunidades, com uma visão de longo prazo.
Na manhã do dia 6, tivemos oradores de referência que nos proporcionaram excelentes momentos de partilha de conhecimento, de reflexão, de inspiração, para melhor realizarmos o nosso Serviço. Terminámos com o projeto “Crianças pela Paz”, um momento musical que nos trouxe as emoções à flor da pele.
Após um agradável almoço de companheirismo, a tarde do dia 6 foi dedicada aos temas de Rotary, quando fizemos o balanço das realizações ao longo do ano rotário e se reconheceram algumas Boas Práticas dos clubes. Entre outros temas, foram apresentadas as contas do ano rotário 2021/2022 pelo PDG Paulo Martins e explicadas as atividades no âmbito do Conselho de Legislação pelo PDG Afonso Malho. Foi feito o ponto de situação da FRP pelo Companheiro Fernando Regateiro, Presidente da CE e o Companheiro PDG Roberto Carvalho, na qualidade de Presidente, falou-nos da Associação Portugal Rotário. Olhámos para o futuro com a apresentação do Governador do ano 2025/2026, Companheiro GN Jorge Lucas Coelho e com a apresentação da 78ª Conferência do Distrito 1960, pelo Companheiro GE David Valente.
O Representante da PRI Jennifer Jones, Companheiro PDG Manuel Cepeda, acompanhou-nos em todos os eventos da conferência, demonstrando um perfeito alinhamento com as atividades desenvolvidas, complementando e deixando palavras de apoio e incentivo para fazermos mais e melhor em prol dos destinatários do nosso serviço.
Quanto ao Quadro Social, tivemos o grato prazer de ver nascer o Rotary Club de Óbidos a partir do Clube Satélite Bombarral-Óbidos e contamos ainda poder formar mais um clube tradicional e um clube satélite.
Está planeada a passagem por Portugal do avião, com 2 pilotos rotários americanos, Peter and John, que já iniciaram a volta ao mundo a partir dos EUA e que deverão estar em Braga a 19 e 20 de maio, ainda a tempo da 40ª Conferência do Distrito 1970 e voar de seguida para Tires, estando na zona de Cascais e Lisboa a 21 e 22 de maio. Com as inscrições abertas, estamos todos convocados para participar no evento de jantar no Centro Cultural de Cascais, destinado à angariação de fundos para o programa Polio Plus. Haverá lugar ao reconhecimento dos clubes doadores. Podemos acompanhar o voo em: https:// www.flighttoendpolio.com/
No período curto que ainda nos resta do presente ano rotário, vamos fazer um esforço final para completarmos as atividades e projetos planeados e enviar as Boas Práticas dos clubes até ao final de maio, para que possam ser integradas na publicação a ser preparada. Relembramos a necessidade de incrementarmos as doações para o Fundo Anual de Programas da Rotary Foundation, pois os valores estão muito abaixo dos objetivos, com impacto nos fundos que serão disponibilizados ao distrito no ano rotário 2025/2026.
Bom trabalho!
Um forte abraço solidário,
Vítor Cordeiro
Governador D1960 2022-2023
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais