Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Terça-feira, 16 de Maio de 2023

Carta Mensal do Governador Vitor Cordeiro - Maio 2023

a1.gif

Caríssimos Companheiros,

 

Estamos em maio, no penúltimo mês do ano rotário, em que Rotary nos apela ao desenvolvimento da juventude, a apostar no futuro, nas próximas gerações de líderes, melhorando competências de liderança nos mais jovens, incrementando as suas capacidades e transmitindo o valor dos serviços humanitários.

 

Ainda muito recentemente, quando esteve entre nós, a Presidente Jennifer Jones desafiou-nos a olhar com mais atenção para a população rotária mais jovem, mais atualizada, mais ativa e virada para os novos temas da sustentabilidade, para a necessidade de incrementar parcerias, de realizar projetos comuns, para alcançarmos resultados mais rápidos. Confiemos na força da juventude e vamos incluir os jovens nas atividades e projetos e nos processos de decisão, para que adquiram novas experiências e assim possam preparar melhor o seu (o nosso) futuro. Procuremos uma maior abertura e mais inclusão nesta relação com os jovens do Rotaract e do Interact, para atingirmos melhores resultados na construção de um mundo melhor.

 

O balanço da visita da Presidente Jennifer Jones a Portugal, nos dias 17 e 18 de abril, é muito positivo, tendo sido uma oportunidade para a Presidente de RI ficar a par de alguns dos nossos projetos e para trocarmos ideias, que contribuem para nos focarmos melhor nos nossos objetivos. Durante o Encontro Nacional em Coimbra, com uma sessão destinada à juventude e um jantar aberto a todos os rotários, foram transmitidas ideias e inspiração para desenvolvermos da melhor forma as nossas atividades, contribuindo para um melhor alinhamento com o nosso propósito.

 

Ainda em Abril, realizaram-se as ações de formação do ano rotário 2023-2024, a comemoração do 64º Aniversário da FRP e a Conferência de Rotaract e Interact, em Abrantes, momentos de grande ação rotária e franco companheirismo.

 

A 77ª Conferência Distrital, com o tema Pessoas, Organizações e Sustentabilidade, teve lugar nos dias 5 e 6 de maio, no Estoril. A tarde do dia 5 foi dedicada à Organização e Melhoria Contínua, onde contámos a história da implementação do Lean em instituições parceiras e partilhámos um caso recente.

 

Trouxemos duas empresas que utilizam esta metodologia, que contribui para a sua eficiência e diferenciação em mercados competitivos. A Inteligência Artificial esteve em foco, trazendo-nos novas perspetivas e a necessidade de incorporarmos novas formas de atuação para potenciarmos a nossa ação. Com a ajuda destas ferramentas de gestão, desenvolvemos pessoas e entregamos um elevado valor às organizações parceiras, transformando comunidades, com uma visão de longo prazo.

 

Na manhã do dia 6, tivemos oradores de referência que nos proporcionaram excelentes momentos de partilha de conhecimento, de reflexão, de inspiração, para melhor realizarmos o nosso Serviço. Terminámos com o projeto “Crianças pela Paz”, um momento musical que nos trouxe as emoções à flor da pele.

 

Após um agradável almoço de companheirismo, a tarde do dia 6 foi dedicada aos temas de Rotary, quando fizemos o balanço das realizações ao longo do ano rotário e se reconheceram algumas Boas Práticas dos clubes. Entre outros temas, foram apresentadas as contas do ano rotário 2021/2022 pelo PDG Paulo Martins e explicadas as atividades no âmbito do Conselho de Legislação pelo PDG Afonso Malho. Foi feito o ponto de situação da FRP pelo Companheiro Fernando Regateiro, Presidente da CE e o Companheiro PDG Roberto Carvalho, na qualidade de Presidente, falou-nos da Associação Portugal Rotário. Olhámos para o futuro com a apresentação do Governador do ano 2025/2026, Companheiro GN Jorge Lucas Coelho e com a apresentação da 78ª Conferência do Distrito 1960, pelo Companheiro GE David Valente.

 

O Representante da PRI Jennifer Jones, Companheiro PDG Manuel Cepeda, acompanhou-nos em todos os eventos da conferência, demonstrando um perfeito alinhamento com as atividades desenvolvidas, complementando e deixando palavras de apoio e incentivo para fazermos mais e melhor em prol dos destinatários do nosso serviço.

 

Quanto ao Quadro Social, tivemos o grato prazer de ver nascer o Rotary Club de Óbidos a partir do Clube Satélite Bombarral-Óbidos e contamos ainda poder formar mais um clube tradicional e um clube satélite.

 

Está planeada a passagem por Portugal do avião, com 2 pilotos rotários americanos, Peter and John, que já iniciaram a volta ao mundo a partir dos EUA e que deverão estar em Braga a 19 e 20 de maio, ainda a tempo da 40ª Conferência do Distrito 1970 e voar de seguida para Tires, estando na zona de Cascais e Lisboa a 21 e 22 de maio. Com as inscrições abertas, estamos todos convocados para participar no evento de jantar no Centro Cultural de Cascais, destinado à angariação de fundos para o programa Polio Plus. Haverá lugar ao reconhecimento dos clubes doadores. Podemos acompanhar o voo em: https:// www.flighttoendpolio.com/

 

No período curto que ainda nos resta do presente ano rotário, vamos fazer um esforço final para completarmos as atividades e projetos planeados e enviar as Boas Práticas dos clubes até ao final de maio, para que possam ser integradas na publicação a ser preparada. Relembramos a necessidade de incrementarmos as doações para o Fundo Anual de Programas da Rotary Foundation, pois os valores estão muito abaixo dos objetivos, com impacto nos fundos que serão disponibilizados ao distrito no ano rotário 2025/2026.

 

Bom trabalho!

Um forte abraço solidário,

Vítor Cordeiro

Governador D1960 2022-2023

 

publicado por RC Torres Vedras às 16:55
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Setembro 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
17
19
23
26
27
28
29
30

Lema Presidencial 2023-24

 

aaaaa.jpg

Posts recentes

Quadro Social

Presidente do RI Gordon ...

Setembro mês da Educação ...

Primeiro projeto do Rotar...

Fundo de Resposta ao Terr...

Fundo de Resposta ao Ter...

International Day of Peac...

Nós e o Rotary

Figuras ocultas da pólio ...

International Day of Peac...

Mensagem do Presidente do...

Presidente do Rotary Inte...

ShelterBox, parceira de p...

Palestra no Rotary Club d...

Mensagem de setembro do ...

Dia Mundial de Combate à ...

Visita do Presidente do R...

Paz Positiva

O maior logotipo Rotary ...

The Rotarian Minute Histo...

Setembro: Mês da Educação...

Visita do Presidente RI a...

Declaração de Visão do Ro...

24 de outubro é o Dia Mun...

Portugal Rotário - Edição...

Brevemente no Porto e em ...

Revista Rotary Brasil - E...

Setembro 2023- Mensagem d...

Setembro 2023 - Mensagem ...

Relatório de Agosto do bl...

Rotary Institute Rome 202...

Setembro: Mês da Educação...

Atividades do Rotary de T...

INDICAÇÃO DE COORDENADOR ...

Rotários Famosos

Intercâmbio de Jovens

Reflexão rotária

Rotary no Coração das Amé...

The Rotarian Minute Histo...

END POLIO NOW

Rotary : Quantos Somos - ...

12agosto - Dia Internacio...

7 Áreas em Foco no Rotary

Presidente RI indicado pa...

Convenção Internacional d...

Agosto é o mês da filiaçã...

Proteção do meio ambiente

We are ROTARIANS

Agosto 2023- Mensagem da ...

Agosto 2023 - Mensagem do...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: