Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

Carta Mensal do Governador Vitor Cordeiro - Junho 2023

a5.gif

Caríssimos Companheiros,

No mês de junho, Rotary relembra-nos o Companheirismo, que nos une e que sai reforçado quando nos juntamos para realizar serviço nas nossas comunidades.

 

Gostaria de começar por realçar alguns acontecimentos mais recentes, nomeadamente a constituição de mais um clube no nosso Distrito, o Rotary Club Atlântico Região Oeste D1960, de formato tradicional, que iniciou a sua atividade com 27 membros, maioritariamente originários de outros países e residentes em Portugal, alguns com experiência em Rotary. Trata-se do segundo clube a ser formado neste ano rotário.

 

Crescemos e consolidámos os clubes de Interact e encerrámos clubes de Rotaract e de Rotary que se encontravam inativos. Ao longo do ano verificou-se, no nosso Distrito, a saída de vários companheiros e os clubes fizeram um esforço que se traduziu em admissões.

 

Embora estejamos abaixo do objetivo de crescimento que traçámos para o Quadro Social, procurámos fazer o nosso melhor, quando vivemos momentos de enorme incerteza, que nos estimulam a experimentar novos modelos de realização de serviço e de organização, num esforço necessário e constante, para nos adaptarmos ao mundo que muda à nossa volta.

 

A passagem planeada por Portugal do avião do projeto Flight to End Polio, com dois pilotos rotários americanos, não se chegou a concretizar, por razões técnicas. No entanto, mantivemos a realização do evento de angariação de fundos, em 21 de maio, com a intervenção online dos aviadores, agradecendo-se as doações recebidas para o projeto Polio Plus e o empenho e dedicação da comissão organizadora no nosso distrito, que permitiu atingir bons resultados. A volta ao mundo prossegue, podendo ser acompanhada no website:

https://www.flighttoendpolio.com/

 

Foi ainda possível a alguns clubes responderem ao apelo de incremento das doações para o Fundo Anual de Programas da The Rotary Foundation, este ano com valores abaixo dos objetivos. Os clubes que não enviaram os seus donativos, poderão fazê-lo até ao último dia de junho, para que haja uma maior disponibilidade financeira para os Subsídios Distritais no ano rotário 2025/2026. Além dos reconhecimentos da The Rotary Foundation, faremos reconhecimentos distritais aos clubes com doações iguais ou superiores a 1000 USD. De realçar, que o Distrito submeteu a candidatura a um Subsídio Global para mentoria e apoio a empreendedores, em parceria com distritos do Brasil e Espanha.

 

Encontrando-nos no final do ano rotário é natural que façamos o balanço global das atividades realizadas pelos clubes, pelas comissões distritais e pelos rotários do nosso distrito. Destacamos a atuação dos clubes nas suas comunidades, nomeadamente com iniciativas de apoio e desenvolvimento de pessoas, apostando na sua autonomia, na transformação de instituições que apoiamos, de iniciativas de sensibilização ambiental e de prevenção de doenças. Continuou a verificar-se o crescimento do número de NRDC e das suas atividades, realizadas em parceria com os clubes.

 

Ao nível externo, prosseguiu o apoio humanitário à Ucrânia e às populações afetadas pelos sismos ocorridos na Turquia e na Síria.

 

A visita da Presidente de Rotary International, Jennifer Jones, em abril, constituiu um momento alto do ano rotário. Tivemos a oportunidade de trocar ideias para nos focarmos melhor no nosso propósito e objetivos. As mensagens que nos deixou, inspiram-nos a fazer mais e de forma eficaz e eficiente nas parcerias que estabelecemos. Fomos desafiados a dedicar uma atenção especial aos jovens e a fortalecer a ligação entre Rotary e Rotaract, incrementando a realização de atividades conjuntas.

 

A Presidente de Rotary International teve a oportunidade de se inteirar dos projetos do nosso distrito e da evolução da investigação da vacina da Malária, em curso no Instituto de Medicina Molecular, com o apoio da The Rotary Foundation, tendo ficado de avaliar oportunidades de novos apoios necessários para prosseguir a investigação.

   

A 77ª Conferência Rotary D1960, com o tema Pessoas, Organizações e Sustentabilidade, que se realizou nos dias 5 e 6 de maio, no Estoril, teve momentos inspiradores com oradores que nos trouxeram visões atuais, ajudando-nos a refletir sobre as melhores formas de liderança e relacionamento interpessoal e nas organizações, para desenvolvermos e potenciarmos a ação de modo sustentável. Foi feito o balanço do ano rotário, reconhecemos a ação dos clubes e projetámos o futuro em ambiente de companheirismo. Ouvimos responsáveis do Distrito e das estruturas rotárias em Portugal, celebrámos a evolução dos processos de melhoria contínua que temos vindo a desenvolver, interna e externamente e trouxemos empresas para partilharem casos de sucesso.

 

Estamos conscientes que nem sempre foram alcançados os objetivos, por vezes com alguma ambição, que consideramos necessária para nos desafiarmos a fazer cada vez mais e melhor. Podemos afirmar que o balanço é positivo. Tivemos situações de sucesso, mas também aprendemos com os insucessos, que nos ajudam a melhorar. Procurámos honrar o trabalho desenvolvido pelos que nos antecederam, mas também criar condições para que os que nos seguem continuem a construir sobre o que já existe, estimulando para que possam fazer cada vez mais e melhor em prol dos que necessitam e muitas vezes dependem de nós.

 

Quero deixar um agradecimento muito especial a todos os companheiros rotários, rotaractistas e interactivas que, individualmente, nos clubes, nas comissões distritais e em todas as posições no nosso distrito, deram de si antes de pensar em si, imaginando o Rotary e realizando ações que fazem a diferença nas comunidades onde estamos inseridos e a nível global. Reconhecemos, sobretudo, o empenho e o trabalho dos clubes que continuam a apoiar e a transformar pessoas e comunidades. Foi um enorme gosto servir ao vosso lado como Governador do Distrito 1960.

 

Os melhores votos de sucesso para as equipas, nas quais nos incluímos, que vão continuar este trabalho e que no futuro serão lideradas pelo GE David Valente (2023-24), pelo GI Paulo Taveira de Sousa (2024-25) e pelo GN Jorge Lucas Coelho (2025-26)

 

As Transmissões de Tarefas dos Clubes prosseguem a bom ritmo. Contamos convosco na Transmissão de Tarefas de Rotary, Rotaract e Interact do Distrito 1960, no próximo dia 8 de julho em Loures, para celebrarmos as nossas ações com um breve balanço do ano rotário e com reconhecimentos distritais relativos ao ano 2022/23.

 

Continuemos imaginando o Rotary, fazendo a diferença com as nossas ações e criando esperança no mundo Até sempre! Um forte abraço solidário,

Vítor Cordeiro

Governador D1960 2022-23

 

publicado por RC Torres Vedras às 15:47
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Maio 2025

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

UM DIA PARA SER LEMBRADO!

Maio - Mensagem da Presid...

Gala Solidária "Todos pel...

Dia Internacional do Trab...

Maio - Mês dos Serviços ...

Revista Rotary Brasil - E...

Presidente da República d...

Jantar-palestra sobre o t...

Uma Eco Conferência para ...

Dia Internacional da Terr...

Sua Santidade o Papa Fran...

Aniversário de Paul Harri...

Rotary deseja Feliz Pásco...

A Nova Causa de Rotary

Jantar Palestra organizad...

Revista Portugal Rotário ...

Abril Revista Rotary Bras...

Abril - Mensagem da Presi...

Abril Mês do Meio Ambient...

Noite de Poesia

79ª Conferência Distrital...

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Árvore e o...

Rotary : Quantos Somos - ...

Noite da Poesia

Atividades do Rotary de T...

Dia Internacional ds Mulh...

Portugal Rotário - Edição...

Março é o mês da água, sa...

Março - Mensagem da Presi...

Rotary Brasil - Edição de...

Março - Mensagem do Presi...

120 Anos de Rotary

Reunião Festiva do Rotary...

Lema Presidencial de 2025...

Relatório Anual 2023-2024

O Rotary está em festa!

Revista Rotary Brasil

Fevereiro - Mensagem da P...

Fevereiro - Mensagem do P...

Fevereiro é o Mês da Cons...

O Jornal Badaladas public...

História do Sino Rotário

O Jornal Badaladas public...

Atividades do Rotary de T...

Dia Internacional da Educ...

Jantar de homenagem orga...

Você é nosso convidado es...

Para quem deseja fazer o...

Atividades do Rotary de T...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito 1960

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 2024/2025

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: