Inovação e flexibilidade. Estas são duas palavras frequentes quando pensamos em qualquer organização que esteja se adaptando a um mundo em rápida transformação. Mas, o que estas palavras significam para nós?
Em síntese, elas definem o futuro do Rotary. Elas são pilares fundamentais do nosso Plano Estratégico para aumentarmos nosso impacto, alcance, engajamento e adaptação.
Se formos realmente sérios sobre o crescimento do Rotary e quisermos atrair novos associados de todas as áreas demográficas, precisaremos inovar.
E essa inovação precisará assumir várias formas.
Primeiramente, ela se torna um princípio fundamental no Rotary e começa com o desenvolvimento de uma cultura de mudança positiva e adaptação às necessidades de novas realidades e desafios.
Em segundo lugar, a inovação inclui tecnologias transformadoras. Podemos chamar isso de inovação sustentável — ou seja, desenvolver sempre nossos produtos para atender aos associados atuais.
Estamos implementando esse conceito de sustentabilidade da inovação por meio de três veículos tecnológicos: a Central de Aprendizado, o Rotary Club Central e um programa on-line para aumento do número de associados. Todas estas ferramentas estão à sua disposição e muitas outras estão sendo desenvolvidas. Seu uso regular deve ser a base da nossa estratégia de crescimento.
Há um terceiro tipo de inovação que devemos gerar no Rotary. É a chamada inovação disruptiva.
No mundo dos negócios, refere-se a um produto ou serviço, geralmente muito simples em seu primeiro design. Com o passar do tempo, ele cria raízes no nível básico de um mercado para, em seguida, crescer implacavelmente em popularidade até derrubar seus concorrentes já estabelecidos.
Pense em como o serviço de táxi mudou completamente com a chegada de plataformas como o Uber, que conecta o consumidor que precisa de transporte ao motorista disposto a fornecer o serviço.
Com um crescente número de pessoas em busca de conexões, amizades e oportunidades de engajamento no mundo, o Rotary está em excelente posição para ser um inovador disruptivo.
Imagine por um momento como os Rotary Clubs poderiam ser no futuro. Imagine um clube que pode alterar seu cronograma e formato de reuniões. Um clube onde os requisitos de frequência são mais flexíveis. Um clube que oferece vários tipos de associação, ao qual os rotaractianos podem se associar enquanto ainda estiverem no Rotaract. Um clube futurista no qual a medida de adesão às regras é substituída pela medição do progresso em relação às metas para melhorar a comunidade e fazer o clube crescer.
Por John Hewko
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais