Não sou eu que digo, mas os artigos na Imprensa especializada; dá a conhecer situações que se passam nos Clubes e até nos Distritos Rotários, mostrando um total desconhecimento do que é Rotary; provocando desentendimentos desnecessários.
Na minha optica desconhecimentos básicos em que cada um pretende governar o Rotary como se estivesse a Governar a sua Empresa.
Não tenho dúvida que o brilho do Rotary depende, única e exclusivamente, do comportamento, do comprometimento e da atitude de cada rotario e ou rotaria. “Os rotarios são os cristais que dão brilho ao Rotary. ”
Se pesquisarmos na internet, vamos encontrar vários textos sobre o tema “voluntário”, inclusive mencionando o Rotary, como bom exemplo de organização internacional, que atrai voluntários.
E nós, que trabalhamos sob a luz rotária, como entendemos isto? Somos igualmente voluntários? E qual é o nosso compromisso com a causa rotária?
“O meu compromisso com o Rotary vai muito além do comparecimento às reuniões do clube, do uso do distintivo, da construção de um bom relacionamento, do privilégio de pertencer a uma organização séria e do privilégio de me identificar como rotário.
A minha presença em Rotary tem que simbolizar a prestação de serviços à comunidade, a defesa intransigente dos princípios éticos, a importância do trabalho voluntário, a busca permanente de uma cultura de paz, o prazer de servir ao próximo e a formação da consciência de que a paz será conquistada, também, através do servir.
"Como Rotario tenho a certeza de que mais se beneficia quem melhor serve".
Não tenho dúvida que o Rotary depende, única e exclusivamente, do comportamento, do comprometimento e da atitude de cada rotario e rotaria.
O nosso compromisso neste e em todos os anos rotários, além de outros, é: aceitar e assumir decisivamente o cargo que o seu clube lhe designar, quer seja no Conselho Diretor, ou numa das comissões;
A nível de distrito, cuidar da Comissão que for convidado a participar;
Divulgar as ações do meu, seu clube;
Apadrinhar, no mínimo, um novo associado; e
Contribuir para o sucesso do Rotary Club de que sou associado.
Finalmente, temos que transmitir aos outros, rotários ou não, com o nosso exemplo e as nossas obras, a importância de ser um mensageiro da paz, numa sociedade desigual, injusta e violenta, acreditando que possa tudo isto, quando sonho e me disponho a lutar pela concretização deste sonho.
Quando vejo atitudes que não correspondem a estes princípios e que demonstram abertamente desconhecimento do QUE É ROTARY, mais valia que fizessem um acto de Contrição e ter a coragem de dizer;
O que faço aqui?
Texto divulgado no Facebook pelo Companheiro Boaventura Nogueira
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais