Por mais de uma década, os Centros Rotary pela Paz têm formado líderes em assuntos de paz e resolução de conflitos. Vale ressaltar que este programa não é a única contribuição do Rotary para um mundo mais pacífico. Toda vez que os rotarianos fornecem água e saneamento, apoiam a educação básica e o crescimento de economias locais, ou combatem doenças, eles estão erigindo a paz no mundo.
Com duração de dois dias, a Conferência Presidencial da Paz teve início hoje no Georgia World Congress Center para tratar como rotários, participantes e alumni dos nossos programas contribuem para a paz e compreensão internacionais.
Entre os oradores de destaque estão Bernice King, diretora executiva do Martin Luther King Jr. Center for Nonviolent Social Change, e Amina Mohammed, secretária-geral-adjunta das Nações Unidas.
Por sinal, Bernice é a filha mais nova de Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King.
Amina Mohammed tem defendido o meio ambiente e promovido o desenvolvimento sustentável durante as várias funções desempenhadas no governo da Nigéria. Ela trabalhou com o ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi colaboradora na Fundação Bill e Melinda Gates, na Iniciativa da Década da Mulher Africana, no Girl Effect, na Comissão de Reforma da União Africana (2016), e no Projeto Direito à Educação.
Os workshops oferecidos cobriram a relação da paz com educação, água e saneamento, direitos humanos e prevenção de doenças. O foco de uma sessão foi no papel que a mídia exerce ao cobrir áreas devastadas por conflito e na importância do trabalho humanitário.
“A paz não origina em congressos, parlamentos, ONU nem mesmo pela caneta de presidentes. A paz também não brota da força bruta, com o uso de exércitos”, disse o presidente Germ, do Rotary. “A paz vem das mãos de pessoas que se importam, que se dedicam a trabalhar pelo que acreditam. Coisas como proporcionar crescimento econômico sustentável, defender os direitos humanos, fornecer água potável e facilitar o acesso à saúde.”
Este evento abriu a série de seis conferências do tipo cujo anfitrião será o presidente do RI para 2017-18, Ian Riseley. A primeira será em Vancouver, no Canadá, com o tema paz e sustentabilidade ambiental. Cada conferência tratará a conexão da paz com as áreas de enfoque do Rotary.
“Muitos de vocês sabem que eu gosto muito deste tópico, e que o Rotary deve dar mais atenção a ele”, disse Riseley. “Todos nós precisamos do mesmo planeta. Para que ele continue nos abrigando, a sustentabilidade tem que se tornar uma prioridade nas nossas áreas de enfoque.”
Durante a sessão de abertura, o ex-presidente americano Jimmy Carter deu as boas-vindas através de vídeo. Desde 1982 que o Centro Carter, baseado em Atlanta, tem promovido a prevenção e resolução de conflitos, liberdade e democracia.
Também na sessão de abertura o ex-presidente do RI, Sakuji Tanaka, falou sobre o plantio de muda de uma árvore que sobreviveu à bomba atômica lançada em Hiroshima, em 1945. A muda será plantada na segunda-feira, 12 de junho, no Centro Carter.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais