Discurso do Presidente de Rotary International Mark Maloney no dia 6 de setembro de 2019, no Instituto Rotary Brasil!
O Rotary conecta o mundo!
Quando digo que O Rotary Conecta o Mundo, não estou somente dizendo meras palavras de um slogan; eu realmente acredito nelas. O lema “O Rotary Conecta o Mundo” é a definição de como e por que os rotarianos conseguem chegar tão longe. Nós investimos em relacionamentos. Tomamos decisões baseadas em evidências. Sabemos mobilizar nossa rede de contatos para criar soluções duradouras. E aprendemos cada vez mais com as experiências que vivemos por meio dos nossos projetos, clubes e carreiras.
A mais de um século atrás, o Rotary foi pioneiro no modelo de liderança em prestação de serviços baseado em conexões pessoais. Hoje, estas conexões se tornaram uma rede que se estende pelo globo inteiro – cruzando barreiras culturais, linguísticas, geracionais e geográficas – onde todos compartilham a visão de um mundo melhor.
Mas o que isso significa para nós? O Rotary nos permite realizar conexões profundas e significativas uns com os outros, apesar das nossas diferenças. Ele nos conecta com pessoas que não teríamos conhecido de outra forma. Pessoas que são mais parecidas conosco do que jamais poderíamos imaginar. O Rotary nos conecta com oportunidades profissionais, com nossa comunidade e com aqueles que precisam da nossa ajuda.
Quando combinamos essa rede com a energia e o comprometimento dos rotários, os resultados são mágicos. Nós somos Pessoas de Ação – pessoas que não apenas querem mudar o mundo, mas que também têm a capacidade de transformar inspiração em mudanças reais e duradouras. Temos essa capacidade pelo que somos e por tudo aquilo que o Rotary nos ensina e permite fazer.
Como Pessoas em Ação, entendemos que a realização de qualquer visão requer um plano construído com base nos fundamentos das conexões rotárias. Este ano, estamos lançando um novo Plano de Ação, que nos próximos cinco anos Ampliará Nosso Impacto, Expandirá Nosso Alcance, Aumentará o Engajamento de Todos os Participantes e Melhorará Nossa Capacidade de Adaptação. Se vocês quiserem saber especificamente como e por que O Rotary Conecta o Mundo, este plano traz tudo em detalhes.
Nosso Plano de Ação tem clareza com relação aos desafios que o Rotary enfrenta, e está enraizado nos nossos valores históricos de Companheirismo, Integridade, Diversidade, Serviços Humanitários e Liderança. Tal plano reconhece o valor das conexões humanas nesta época em que a tecnologia parece dificultar este tipo de ligação.
O Plano baseia-se nas notáveis capacidades que desenvolvemos nas nossas próprias vidas e carreiras. Respeita o fato das gerações mais jovens terem expectativas diferentes sobre como usam seu tempo, com quem passam este tempo e o que as motiva. Este Plano de Ação ajudará a utilizarmos nossa imaginação coletiva e global para desenvolver grandes ideias sobre o que é possível alcançar e como podemos dar vida às nossas ideias, trazendo-as para a linha de frente.
Para detalhes mais específicos do Plano, convido-os a visitar a aba “Meu Rotary”, no site rotary.org . Hoje, porém, quero mostrar-lhes uma visão geral de como o Plano de Ação irá atuar e como ajudará o Rotary a conectar o mundo.
Em primeiro lugar e acima de tudo, nosso Plano de Ação é focado em resultados. Meus amigos, se vocês tiverem dúvidas de que o Rotary possa estar à altura de todas as nossas grandiosas metas – se sentirem que nossos parâmetros estão muito elevados, que estamos sendo ambiciosos demais, ou que estamos prometendo além do que podemos cumprir –, quero que se recordem do trabalho que realizamos na erradicação da poliomielite. E quero que se lembrem de que nenhum de nós conquista nada sozinho.
Ao longo de toda a luta contra a paralisia infantil, mostramos o que é possível fazer quando utilizamos nossos pontos fortes de forma coletiva. Nós conseguimos criar soluções que atendem às necessidades daqueles a quem servimos e avaliamos os resultados para aprender com nossos acertos e contratempos.
Para a primeira meta do plano, Ampliar Nosso Impacto, o Rotary retornará, sempre que necessário, ao mesmo modelo de projeto da erradicação da pólio a fim de atingir nossas metas audaciosas: educar as crianças do mundo, garantir acesso equitativo à água e saneamento básico, ajudar as economias locais a crescerem de forma sustentável, e muito mais.
Construímos uma plataforma sólida de ações e resultados, mas ainda há muito a alcançar. Vamos buscar novas maneiras de transformar nossa experiência em algo que faça a diferença – em nossas comunidades e em todo o mundo. Vamos provar que nosso impacto no mundo está apenas começando.
Nosso Plano de Ação é um projeto para resultados futuros. Sabemos que, quanto mais pessoas se unem a nós, maior é nossa capacidade de fazer a diferença. E é disso que se trata a segunda meta: Expandir Nosso Alcance. Queremos que o mundo valorize nosso espírito ambicioso, compassivo e inclusivo, pois quando o fazem, percebem que o Rotary é a fonte para o envolvimento pessoal que tantos buscam.
É por isso que precisamos expandir o Rotary: recrutando novos associados, engajando os associados atuais e criando mais alternativas de associação para a próxima geração de rotarianos.
Ao tornar o Rotary maior e mais diversificado, passamos a contar uma história mais ampla e enfática. Damos esperança às pessoas de que o mundo pode ser melhor, convidando-as a se imaginarem como parte dessa mudança também. Isto criará um ciclo contínuo, onde cada vez mais pessoas irão querer fazer parte desse projeto de sucesso.
Vamos criar conexões e oportunidades para que as pessoas que compartilham nossa visão possam fazer o mesmo.
Tão importante quanto o crescimento do Rotary é garantir que aqueles que estão conosco estejam plenamente engajados, o que nos leva à terceira meta: Aumentar o Engajamento de Todos os Participantes. Assim como as pessoas e comunidades que servimos, os participantes do Rotary também precisam ser vistos e ouvidos.
Eles buscam experiências relevantes e gratificantes. Quando veem como nos dedicamos a investir neles em todas as fases das suas vidas, os participantes ficam ávidos para cruzarem todas as fronteiras conosco – mesmo neste momento em que existem tantas outras opções de networking e voluntariado.
É por isso que acredito tanto na construção de um Rotary mais familiar, que inclua nossos filhos nas nossas atividades e considere as famílias na programação destas atividades. Vamos renovar este compromisso e colocar as necessidades, expectativas e crescimento dos participantes no centro de tudo o que fazemos.
A prioridade final do Plano de Ação é Melhorar Nossa Capacidade de Adaptação. Ao longo da história do Rotary, temos demonstrado que somos muito eficazes em descobrir novas formas de conduzir o mundo a mudanças duradouras. E provamos, por meio das nossas próprias carreiras, que sabemos ajudar organizações de todos os tipos a avançar. É por isso que novas abordagens aos nossos princípios de organização não ameaçam o sentido de quem somos.
Pensando assim, acredito que o Rotary deve respeitar compromissos profissionais, sem exigir que seus líderes exerçam trabalho em período integral. Precisamos respeitar o tempo e as responsabilidades de todos, incluindo os mais jovens que estão construindo suas carreiras.
Estamos prontos para buscar novas oportunidades, construir caminhos de liderança, convidar diversas vozes às nossas conversas e simplificar a forma como operamos com confiança. Vamos ser fiéis a nós mesmos e nos manter na vanguarda das mudanças pelos próximos 114 anos.
Ser fiel a nós mesmos também significa construir e manter ainda mais nossos tradicionais relacionamentos. Neste ano rotário, vamos conectar o Rotary com o mundo através dos laços que no unem e das metas que compartilhamos com as Nações Unidas.
Há tantos paralelos que podemos traçar entre o trabalho que fazemos por meio de nossas Áreas de Enfoque e o trabalho das Nações Unidas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Embora estas metas sejam incrivelmente ambiciosas, elas são como qualquer outra meta ambiciosa que já tenhamos estipulado e alcançado, no Rotary ou em qualquer outro lugar.
O Rotary estava presente no início da ONU. Estávamos lá quando o mundo saiu da beira da destruição e foi reconstruído. No próximo ano, a ONU marcará o 75º aniversário da assinatura da Carta das Nações Unidas. E para celebrar nosso relacionamento duradouro com a ONU, o Rotary está organizando cinco eventos especiais: o Dia das Nações Unidas em Nova York, três Conferências Presidenciais, uma em Paris, outra em Santiago e ainda outra em Roma, além de uma celebração logo antes da Convenção em Honolulu.
Nossa relação com as Nações Unidas é apenas um exemplo de como, juntos, podemos servir ao mundo. Sozinhos, não podemos prover água potável para todos; sozinhos, não podemos eliminar a fome; sozinhos, não podemos erradicar a poliomielite. Mas juntos? Claro que podemos.
Temos um grande legado sobre o qual podemos construir nosso alicerce. Este ano, daremos continuidade a esse legado à medida que O Rotary Conecta o Mundo.
Essas conexões de que falei hoje não são obra de uma organização autocentrada, nem mesmo dos grandes rotarianos que nos precederam. As conexões são suas. O serviço é seu. E o impacto do Rotary no mundo depende de vocês.
Vocês terão um impacto duradouro no mundo, mas não o farão sozinhos. Embora possamos abordar as coisas de maneira diferente, juntos temos mais poder. Representamos uma organização de 1,2 milhão de homens e mulheres inspirados, que vieram ao Rotary com o objetivo de construir um mundo melhor. Construir um mundo melhor pode parecer um desafio gigantesco – até que entendamos o poder das conexões. Porque são essas conexões que nos permitirão realizar as tarefas que nos comprometemos a fazer.
Somos rotários, rotaractes e membros da Família Rotária, e utilizaremos o poder das conexões, assim como nossa organização vem fazendo há mais de 114 anos. Temos uma grande e antiga herança da qual nos orgulhamos. E vamos prosperar por mais 114 anos porque não temos medo de mudar.
Juntos, percorreremos o caminho desta importante jornada, à medida em que O Rotary Conecta o Mundo.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais