O Rotary fará 112 anos em 23 de fevereiro. É espantoso ver o quanto o mundo, e o Rotary, mudaram desde que o Paul Harris e mais três amigos deram origem à organização em Chicago, nos idos de 1905.
Algumas coisas são fáceis de se comparar entre hoje e o mundo de então. As mudanças foram vertiginosas no campo da medicina, tecnologia e sociedade em geral. Se colocarmos lado a lado um mapa mundi atual e um de 1905, veremos muita diferença. Ao contrário, não podemos comparar o real com o que poderia ter sido, simplesmente pela inexistência de dados. Em outras palavras, não dá para comparar o mundo de hoje com o que ele seria se o Rotary não existisse.
Foram muitos os desafios enfrentados pela organização nestes 112 anos. Tratamos conflitos com ações de paz, e pobreza com educação. Tratamos a falta de saúde básica com projetos de pequeno e grande portes; indo do fornecimento de equipamentos a clínicas em pequenos vilarejos à ambiciosa iniciativa para erradicar a paralisia infantil.
Jamais saberemos como o mundo seria sem o Rotary, sem Rotary Clubs em praticamente todos os países, sem pessoas que não quisessem se juntar a nós.
O que posso é dizer com absoluta certeza que o mundo é um lugar bem melhor do que seria graças ao Rotary, e que o Rotary aumenta em força e poder por causa de você.
O mundo precisa do Rotary agora mais do que nunca. Precisa da nossa coragem, otimismo e idealismo. Precisa da nossa voz de tolerância, coooperação e esperança. Precisa de uma organização como a nossa, que provou que pessoas de todos os países e culturas podem trabalhar num clima de amizade e juntas chegarem ao sucesso.
Nenhum de nós conhece plenamente o impacto das nossas ações. Nenhum de nós conhece os efeitos que virão do que fizermos e dissermos, das decisões que tomarmos, das oportunidades que agarrarmos e das que deixarmos passar. Mas todos nós sabemos que quando plantamos o bem, colheremos o bem; quando escolhemos Dar de Si Antes de Pensar em Si, o caminho que seguirmos será feliz.
O futuro é misterioso e não se revela antes do tempo. Ninguém consegue prever com exatidão o que está por vir, porém, eu tenho fé no meu Rotary e nos rotarianos, de que com o passar de cada ano faremos do mundo um lugar melhor por meio de um Rotary a Serviço da Humanidade.
JOHN F. GERM
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais