Parabéns ao nosso Rotary pelos 115 anos, e a todos os membros da família rotária!
O mundo de hoje é muito diferente de quando o Rotary foi fundado, em 1905. Naquela época, havia 1,7 bilhões de pessoas, e hoje somos 7,7 bilhões. Em cada 100 pessoas, somente cinco tinham telefone nos Estados Unidos, e em 2020 estima-se que 96% dos americanos tenham um telefone celular. E se acrescentarmos somente a Índia e a China, temos mais de dois bilhões desses aparelhos em uso.
Praticamente tudo mudou nesses 115 anos que se seguiram à fundação do Rotary, exceto os valores da organização. Desde os idos de 1905, continuamos comprometidos com os nossos valores: companheirismo, integridade, diversidade, serviços humanitários e liderança. Embora a nossa máxima Dar de Si Antes de Pensar em Si remonte ao ano 1911, o teor desse lema já estava presente no coração dos quatro primeiros rotáris e continua vivo entre nós.
Conforme as mudanças mundiais se aceleram, cresce a demanda pelos nossos serviços. Uma coisa é ler sobre projetos, outra é vê-los em ação e presenciar a satisfação dos beneficiários. Os projetos rotários transformam vidas e conectam o mundo, e no último ano eu tive o prazer de ver muitos deles em ação.
Minha esposa Gay e eu fomos ao Japão visitar Fukushima, um dos poucos lugares que tiveram que lidar com uma devastação de proporções gigantescas, como a causada pela catástrofe de março de 2011, quando um maremoto atingiu a fábrica nuclear local. Felizmente a história atual de Fukushima não é de destruição, mas de renovação e esperança. Os subsídios do Rotary ajudaram a melhorar o acesso a cuidados médicos e de saúde mental para as vítimas do desastre, e reduziram o isolamento dessa região do país colocando as pessoas em contato com outras de diversas partes do mundo que superaram os efeitos devastadores de desastres nas suas próprias áreas. Nossos subsídios também ajudaram a promover automotivação e implementar iniciativas sustentáveis de reconstrução em Fukushima e nos seus arredores.
Em Shanghai, conheci um programa rotário que prepara migrantes para trabalhar em centros que cuidam de idosos. Concluído o curso, os alunos recebem um certificado e têm mais chances de arrumar emprego, o que contribui para que tais centros contem com mão de obra especializada. Projetos do Rotary como esse são exitosos por que tratam uma necessidade local e têm o potencial de atrair apoio financeiro do governo.
Nós visitamos Sumpango, na Guatemala, onde Subsídios Globais foram usados para aquisição de vacas mecânicas que fabricam leite de soja, melhoria do sistema hídrico, distribuição de filtros d'água, instalação de latrinas, plantio de hortas, geração de renda, aulas de alfabetização e treinamento em programas WASH (água, saneamento e higiene). Os alimentos produzidos no local são consumidos pelas famílias e também vendidos, gerando uma fonte de renda para as mulheres.
Em todas as áreas de enfoque, e em todo o mundo, nossos projetos estão transformando vidas e ajudando comunidades inteiras a se adaptar a essa era em que tudo muda rapidamente. Ao celebrarmos mais um ano de grandes conquistas, procuremos fortalecer as conexões que aumentam o impacto do nosso trabalho. Nós conseguiremos melhorar mais vidas quanto mais O Rotary Conecta o Mundo.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais