Fevereiro, além de ser o mês do aniversário do Rotary (no dia 23), é também dedicado à promoção da paz. E há uma razão para isso: contribuir à paz e à compreensão mundial tem sido uma grande prioridade para nós desde o início.
As pessoas sempre perguntam: "Como podemos nos envolver na área da paz?" No Rotary, há muitas maneiras de fazermos isso. Nossos programas para jovens nos guiam na direção da paz positiva, assim como o trabalho das Comissões Interpaíses e do Grupo Rotary em Ação pela Paz.
Outra opção é a Rotarian Peace Projects Incubator, uma colaboração inspiradora entre rotários, rotaractianos e ex-bolsistas dos Centros Rotary. Liderada por rotários da Suíça e Liechtenstein, o grupo concebeu 48 projetos que qualquer clube pode apoiar, seja diretamente ou através de Subsídios Globais da Fundação Rotária. Nino Lotishvili e Matthew Johnsen, que estudaram no Centro Rotary pela Paz da Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia, são dois dos muitos voluntários.
Durante minha jornada como Bolsista Rotary pela Paz, aprendi como a resiliência pessoal ajuda a construir a paz interior e a criar uma paz exterior sustentável. Esta foi a inspiração por trás do projeto Women Peace Ambassadors for the South Caucasus, que é baseado na minha pesquisa de campo na Geórgia. A equipe do Peace Projects Incubator reconheceu que mulheres de famílias de etnias mistas que vivem em áreas fronteiriças têm o grande potencial de serem modelos de paz dentro e fora de suas comunidades. Através de workshops sobre construção da paz interior e exterior por meio de storytelling, 40 participantes compartilharão suas histórias, que alcançarão cerca de 400 pessoas (parentes e membros da comunidade). Estas mulheres inspiradoras, mas marginalizadas, recuperarão sua força interior como construtoras da paz no âmbito local. Desta forma, daremos um passo em direção à sociedade sustentável e pacífica de que tanto precisamos – não apenas na nossa região, mas em todo o mundo. — Nino Lotishvili
Fiquei entusiasmado em participar do projeto Peace Projects Incubator e em estreitar ainda mais meus laços com a comunidade pró-paz do Rotary, trabalhando com ex e atuais bolsistas para desenvolver essas ideias. Minha equipe redigiu cinco propostas – três em Bangladesh, uma no Iraque e uma na Polônia – que se baseiam no uso da arte e da educação para criar um diálogo entre pessoas de diferentes religiões e evitar a radicalização dos jovens. Eu me inspirei em como nos reunimos por meio tecnológicos, apesar da pandemia, visando desenvolver, testar e fortalecer ideias e gerar soluções viáveis que clubes do mundo inteiro possam apoiar para promover a paz. Estou entusiasmado em trabalhar com a comunidade pró-paz do Rotary para transformar essas ideias em realidade. — Matthew Johnsen
Essa é mais uma prova de que, no Rotary, preferimos ações a palavras. Isso é o que fazemos de melhor. Recomendo que acesse rppi.ch para explorar e apoiar os projetos.
Nós perduramos por 116 anos graças à nossa forte ética, dedicação em Dar de Si Antes de Pensar em Si e abordagem única para solucionar problemas. Um dos pontos fortes da nossa organização é sua capacidade de mobilizar comunidades, superando todas as divisões nacionais, étnicas, religiosas e políticas, e unir as pessoas com o objetivo de ajudar o próximo. Neste mês, vamos celebrar nossa história e as diversas maneiras pelas quais O Rotary Abre Oportunidades para promover a compreensão mundial, a boa vontade e a paz – nossa maior missão.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais