Doar é mais que uma atividade. É um estilo de vida e um gesto de esperança em tempos de dificuldades. Há muita instabilidade nos dias de hoje, mas isso não é raro – pelo menos não no contexto da história humana. A sabedoria das eras passadas é especialmente importante para nos ajudar a definir nosso caminho e objetivo.
Tal sabedoria vem de um filósofo do século XII conhecido como Maimônides. Nascido em Córdoba, na Espanha, ele e sua família se exilaram no Marrocos para escapar da perseguição religiosa. Quando jovem, aprendeu sobre Aristóteles, astronomia e, posteriormente, medicina. Após mudar-se para o Cairo, Maimônides ficou conhecido como o maior rabino da cidade, produzindo livros de comentários sobre a Torá e vivendo seus últimos dias como um renomado médico.
No entanto, seu maior presente para a humanidade foi captar sua opinião a respeito de doar na obra-prima Os Oito Níveis de Caridade, ensinando-nos o que significa doar e o que nos motiva a fazer isso.
O primeiro nível da escada de Maimônides é a doação por pena ou de má vontade. O próximo nível é doar menos do que se deve, mas com alegria. O quinto nível é doar antes de alguém pedir. Mais acima vem a doação em que o beneficiário nem fica sabendo quem é o doador. O oitavo e mais alto nível da caridade é antecipar a dificuldade e doar para evitá-la ou preveni-la.
Quando imunizamos as crianças contra a pólio, estamos antecipando a possibilidade da doença. Fazemos isso com outros projetos rotários, como iniciativas que reduzem a incidência da malária ou do câncer cervical.
Quando ensinamos a alguém uma profissão que lhe permita ganhar seu sustento, aplicamos o oitavo nível. Do microfinanciamento à educação, a Fundação Rotária nos ajuda a dar ao próximo um presente essencial: a autossuficiência.
Todo esse bom trabalho está à nossa espera, assim como o apoio a recém-nascidos, a limpeza de nascentes, ações de recuperação pós-pandemia de covid-19 e inúmeros outros esforços que lideramos.
Tenho orgulho de dizer que muitos associados do Rotary chegam ao nível mais alto da escada de Maimônides – muitos deles, de forma anônima. Independentemente de quem forem e da razão de compartilharem seus bens com a Fundação, eu lhes agradeço.
Como organização, o Rotary também sobe essa escada. Cada uma das doações nos ajuda a alcançar níveis mais altos. Ao subirmos juntos, ganhamos uma perspectiva mais ampla. Vemos todos aqueles que precisam ser elevados, assim como as inúmeras oportunidades que temos de ajudá-los por meio do Rotary. E, com isso, encontramos nosso próprio significado e propósito.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais