No começo de todo ano rotário, costumo pedir a cada clube que planeje e realize pelo menos um evento por ocasião dos Dias do Voluntariado do Rotary. A iniciativa deve atender a uma necessidade alinhada a pelo menos uma área de enfoque do Rotary e reunir voluntários – tanto associados como não associados da nossa organização.
Os Dias do Voluntariado do Rotary podem motivar Rotary, Rotaract e Interact Clubs a planearem projetos inovadores e de grande impacto. Eles podem mostrar os frutos do seu trabalho como pessoas em ação e apresentar o clube a associados em potencial.
Estou inspirado pelo que tenho visto até agora e quero falar de um projeto que chamou minha atenção.
Estima-se que na Índia existam 74 milhões de pessoas com diabetes, uma das doenças mais letais que existe. Não bastasse isso, cerca de 50% delas não são diagnosticadas e, por isso, não passam a se cuidar.
O Rotary, junto com a Sociedade de Pesquisa para o Estudo da Diabetes da Índia, viu a necessidade urgente de diagnosticar, rastrear e tratar essas pessoas. No dia 29 de setembro, que é o Dia Mundial do Coração, junto com outras organizações, criamos centros para testes de glicose em todo o país.
Eles foram instalados em 10.000 locais na Índia, com a participação de mais de 2.000 Rotary e Rotaract Clubs. Mais de 1 milhão de testes foram realizados em um único dia, um marco reconhecido pelo Asia Book of Records. Mais importante do que quebrar um recorde é o fato de que milhares de pessoas descobriram que têm diabetes e agora podem se tratar, inclusive tomando medidas extras para se protegerem da covid-19 e de muitas outras doenças que são causadas ou agravadas pela diabetes.
No aniversário do Rotary, em 23 de fevereiro, vamos comemorar com mais voluntariado, mostrando o que fazemos nas nossas áreas de enfoque. Estou ansioso para ouvir sobre seus Dias de Voluntariado do Rotary. Compartilhem seus projetos no Rotary Showcase ou naveguem pelo site para encontrar inspiração e parceiros para projetos. Façam projetos que visem o empoderamento de meninas, visto que elas foram afetadas de forma desproporcional pela pandemia. O programa de empoderamento de meninas está repercutindo muito bem entre rotários e não rotários. Muitos governos e ONGs em vários países estão valorizando muito esta iniciativa tão importante, e nós vamos continuar nos concentrando nisso.
Também estou feliz que o programa Cada Um Traz Um está trazendo bons resultados. Vamos garantir que todos os associados apresentem ao menos uma pessoa ao Rotary, e que todos trabalhemos para engajar novos associados e mantê-los em nossos clubes.
Em tudo o que fizermos, nós nos esforçaremos para crescer mais e fazer mais à medida que Servimos para Transformar Vidas.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais