Recentemente, eu passei uns dias no assentamento de refugiados de Nakivale, em Uganda. As pessoas que vivem lá têm liberdade de movimento e interagem entre si, fazendo desta comunidade um lugar único.
Eu me diverti jogando futebol com meninos e meninas de mais de 12 países, e adorei conversar com as mulheres e ouvir a experiência delas até chegarem ao assentamento. Foi como ver uma tapeçaria tomar forma na sua frente, intercalando momentos de lágrimas e também de alegrias.
Acompanhada de uma professora, eu visitei a escola local e tomei conhecimento das estatísticas desanimadoras em relação à educação formal das meninas. A maioria não chega à escola primária. Muitas são vendidas em casamento infantil para custear a alimentação das famílias. Quando voltei minha atenção às meninas, fiquei destruida.
Por envolver outros temas, como saúde, educação e segurança, nosso trabalho de capacitação de meninas e mulheres vai muito além de criar equidade. Independentemente do que tem que ser feito, o trabalho sempre gira em torno dos direitos humanos básicos.
Podemos fazer mais para capacitar meninas e mulheres, e podemos expandir a forma como compartilhamos o progresso que os associados do Rotary e nossos parceiros têm feito em direção ao alcance deste objetivo.
De pequenos empréstimos sem juros para mulheres na Nigéria à distribuição de absorventes íntimos para meninas na Índia, o que não faltam são exemplos inspiradores dos frutos do nosso trabalho. Centenas de projetos estão acontecendo em todas as áreas de enfoque do Rotary e fazendo uma diferença significativa em várias partes do muito, muitas vezes salvando vidas.
Juntos, podemos sanar as necessidades e derrubar as desigualdades enfrentadas diariamente por garotas ao redor do mundo. Devemos monitorar o impacto desses projetos e descobrir os recursos e especialistas em determinados assuntos, incluindo membros da Cadre de Consultores Técnicos da Fundação Rotária, Grupos Rotary em Ação Rotária, Bolsistas Rotary pela Paz, entre outros.
Igualmente importante é contarmos as histórias das nossas iniciativas que têm um impacto positivo na vida de mulheres e meninas. Este último ponto está próximo e me é muito caro. Isto significa compartilhar nossas histórias nas mídias sociais, através de veículos de notícias locais, nesta revista, e onde quer que possamos inspirar outras pessoas.
Ao fazer isso, é importante fornecer informações que ajudem nossa família rotária a se conectar com outras que estão implementando atividades em suas regiões, bem como em todo o mundo. Vamos compartilhar nossos sucessos e aprender uns com os outros - e depois contar orgulhosamente nossas histórias para um público maior.
Estes são tempos emocionantes no Rotary, e o mundo está tomando consciência disso. À medida que trabalhamos para capacitar mulheres e meninas a entrar em seu pleno potencial, criamos novos caminhos para o crescimento do quadro social e maior colaboração com os parceiros para criar uma mudança positiva e duradoura. Obrigado por sua ação contínua neste esforço vital.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais