Muitas coisas no Rotary nos fascinam, como a sua característica multifacetada onde somos tudo ao mesmo tempo. Somos uma organização de serviços movida pela ação. Somos também líderes profissionais e comunitários e, como se não bastasse, o nosso Rotary nos oferece vários meios de fazer amizades e se divertir.
Você e eu fazemos parte de uma organização defensora da paz. Eu vi isso de perto em 2013, quando representei o Rotary em um simpósio internacional sobre a transição democrática e pacífica para Mianmar. Apesar dos recentes contratempos, o fato do Rotary estar à mesa demonstra que o mundo nos vê como construtores da paz que não desanimam mesmo a frente de problemas difíceis.
Como conquistamos esta reputação? Através de projetos de alfabetização que ajudam as pessoas a expandir suas mentes e pontos de vista. E através de projetos de água, saneamento e higiene que fazem com que as comunidades usufruam destes serviços básicos. O Grupo Rotary em Ação promove projetos práticos, e nossa Convenção Internacional atrai anualmente milhares de pessoas para a celebração dos sucessos que tivemos.
Talvez o lado mais visível desta causa seja o programa dos Centros Rotary pela Paz, agora em seu 21º ano de existência. Hoje, mais de 1.600 ex-bolsistas destes centros estão promovendo a causa da paz em mais de 140 países. Em 1º de fevereiro, abrimos as inscrições para a próxima turma. Incentive as pessoas do seu círculo, que já apresentam qualidades e vontade de trabalhar pela paz, a se candidatar ao programa.
E não está longe o dia em que passaremos a ter candidatos ao novo Centro Rotary pela Paz no Oriente Médio/Norte da África. Nós já selecionamos a universidade parceira e estamos tratando dos detalhes para a abertura deste Centro Rotary. O empreendimento só foi possível graças à generosa doação de US$ 15,5 milhões à Fundação Rotária feita pela Fundação Otto e Fran Walter. Com isso, a visão do Rotary de promover a paz com ações eficazes fica mais fortalecida.
Ao celebrarmos o 118º aniversário do Rotary e o Mês da Paz e Prevenção de Conflitos, podemos nos orgulhar das muitas maneiras pelas quais a nossa organização defende a paz. Sem a Fundação Rotária, e o seu apoio a ela, nada disso seria possível.
Para apoiar nosso trabalho pela paz visite rotary.org/donate e selecione a área de enfoque Consolidação da paz e prevenção de conflitos. Outra opção é contribuir ao Ian e Juliet Riseley Endowed Fund para apoiar projetos pró-paz.
Se Paul Harris pudesse nos ver agora, ele ficaria surpreso com o crescimento surpreendente daquele pequeno clube que fundou em 1905, e mais ainda pela força global da paz e do bom que o Rotary é hoje.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais