Em 23 de fevereiro, os rotários celebram o Dia da Paz e da Compreensão Mundial, marcando o 113º aniversário do Rotary.
A paz está no cerne da nossa organização desde o início. Estabelecemos o Quarto Objetivo do Rotary em Edimburgo, Escócia, em 1921. Estávamos em Londres quando foram plantadas as sementes do que se tornou a Unesco, depois da Segunda Guerra Mundial. Em Havana, em 1940, adotamos uma resolução pedindo "liberdade, justiça, verdade, inviolabilidade da palavra dada e respeito pelos direitos humanos", valores que em 1948 se tornaram a estrutura da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
Por falar nisso, fomos ativos na formação da Organização das Nações Unidas. Em 1945, quase 50 rotários atuaram como delegados, consultores e conselheiros na Conferência de São Francisco, quando a carta de fundação da ONU foi escrita. Hoje, quase 73 anos depois, o Rotary mantém junto às Nações Unidas o maior status de consultor comparado a qualquer outra organização não governamental. Diversos bolsistas do programa Bolsas Rotary pela Paz trabalham em agências da ONU. Os representantes do Rotary na ONU organizam um Dia do Rotary a cada novembro para celebrar nossa parceria.
Temos uma nova parceria, com o Instituto para Economia e Paz, fundado na Austrália pelo empreendedor em tecnologia Steve Killelea. O instituto se concentra na chamada Paz Positiva, baseada em oito "pilares": melhor funcionamento do governo; ambiente propício aos negócios; distribuição equilibrada de recursos; aceitação dos direitos dos outros; boas relações com países vizinhos; livre circulação de informações; elevados níveis de capital humano e baixos níveis de corrupção.
Entre agora e junho, teremos a oportunidade de participar das Conferências Presidenciais da Paz, do presidente Ian Riseley, que acontecerão em seis cidades diferentes (mais informações on-line no site rotary.org/pt/presidential-conferences). E continuaremos explorando como os oito pilares da paz se alinham às nossas áreas de enfoque.
Também nos juntamos à Universidade de Chicago para realizar uma série de palestras com pesquisadores, estudiosos, bolsistas do programa Bolsas Rotary pela Paz e pensadores no campo da paz e prevenção e resolução de conflitos. Assista à primeira palestra da série Pathways to Peace (em inglês), realizada em setembro, no endereço bit.ly/2j9cSUh.
Juntamente com nossos parceiros, trabalharemos para sermos líderes e pensadores globais que promovem a compreensão, a boa vontade e a paz internacional.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais