Em alguns aspectos, houve um grande progresso na construção de sociedades mais pacíficas em todo o mundo. No entanto, a realidade das guerras, conflitos e violência regionais ao redor do mundo nos lembra o quanto ainda precisamos trabalhar em prol da paz. Esses conflitos afetam a nossa humanidade, quer ocorram longe de nós ou em nossas próprias comunidades.
Então, o que o Rotary pode fazer para construir a paz?
Como uma força global para a paz e prevenção de conflitos, o Rotary aborda as causas profundas dos conflitos. Nosso papel na Carta das Nações Unidas de 1945 é um testemunho desse compromisso duradouro.
Outro pilar deste trabalho é o programa Centros Rotary pela Paz. Por meio da Fundação Rotária, esses sete centros oferecem bolsas de estudo totalmente financiadas, capacitando as pessoas a enfrentar desafios complexos relacionados a conflitos e desenvolvimento.
Mais de 1.800 ex-bolsistas agora trabalham em mais de 140 países como defensores da paz, criando mudanças duradouras em suas comunidades. Pablo Cuevas, um ex-bolsista Rotary pela Paz de 2015, lidera o escritório paraguaio da Organização Internacional para as Migrações, ajudando pessoas deslocadas por crises. Leni Kinzli, formada em 2023, defende as necessidades humanitárias do Sudão no Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas. Yuki Daizumoto, bolsista em 2007, apoia projetos agrícolas e de subsistência que mudam a vida no Afeganistão com a Agência de Cooperação Internacional do Japão. Esses indivíduos incorporam o investimento do Rotary na paz.
Este mês, os curadores da Fundação considerarão um plano para estabelecer nosso oitavo Centro Rotary pela Paz, na Ásia, como parte da visão de ter um Centro Rotary pela Paz em cada continente habitado até 2030.
Mas nosso compromisso se estende além desses centros. Por meio da parceria do Rotary com o Instituto para Economia e Paz, treinamos mais de 300 ativistas da paz positiva de 60 países. Nossos módulos baseados em perdão e coesão social ajudam as pessoas a curar suas comunidades. Por meio dos subsídios e serviços da Fundação, os associados do Rotary estão promovendo a paz, envolvendo-se com os jovens, fortalecendo a sociedade civil e resolvendo problemas que podem levar a conflitos.
Este mês, durante a Conferência da Paz da presidente Stephanie Urchick, em Istambul, celebraremos este trabalho e a primeira aula do Centro Rotary pela Paz Otto e Fran Walter, na Universidade Bahçeşehir.
Lembre-se: você também é um embaixador da paz por meio de projetos humanitários, programas de intercâmbio e apoio à Fundação Rotária.
Meu desejo para 2025 é que a paz crie raízes e floresça cada vez mais, com o Rotary desempenhando um papel cada vez mais significativo nessa nobre busca.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais