Algo incrível aconteceu em Viena em outubro. Um corredor do Quênia, chamado Eliud Kipchoge, foi o primeiro a vencer uma maratona — ou seja, percorrer 42,195 km — em menos de duas horas.
Os especialistas no assunto afirmavam que tal feito era impossível, dizendo que o corpo humano não era capaz de cobrir essa distância em tão pouco tempo. Entretanto, Kipchoge provou ser possível por ter uma equipe de primeira ao seu lado. Ele contou com os marcadores de tempo, que se revezaram correndo ao lado dele durante o percurso, e outros membros da equipe que cuidaram para que tivesse a energia e hidratação necessárias.
Assim como Eliud Kipchoge, o Rotary conta com uma excelente equipe de apoio conforme se aproxima do último quilômetro da maratona para eliminar a paralisia infantil. Rotários altamente dedicados doaram tempo, dinheiro e energia para que o Rotary continuasse na jornada, aproximando-nos de um mundo livre da pólio.
A Organização Mundial da Saúde certificou o vírus selvagem da pólio tipo 3 como erradicado. Há três anos que nenhum caso de pólio tem sido registrado na África, continente que em breve pode ser certificado como livre da doença.
O último quilômetro da jornada é o mais difícil. O Paquistão e o Afeganistão continuam nos impondo grandes desafios, contudo, já vencemos grandes desafios antes e não será esta vez que iremos desapontar. Sempre que uma meta parecia ser ambiciosa demais, os rotarianos se uniram e conseguiram alcançá-la.
Não é hora de perdermos o foco ou de pensar que a maratona acabou. Pense no que poderia ter acontecido com o Eliud Kipchoge se os seus marcadores de tempo o tivessem abandonado nos três quilômetros finais? Ele provavelmente não teria vencido a maratona nesse tempo recorde.
É necessário ter um certo caráter para finalizar uma tarefa difícil. E é nessa hora que mais precisamos uns dos outros. No Tao Te Ching está escrito que uma jornada de 1.000 léguas começa com um passo. Acontece que a jornada também termina com um passo, e este passo final exige tanta coragem quanto o primeiro.
Vamos juntos entrar para a história! A linha de chegada está ao nosso alcance!
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais