Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Quarta-feira, 1 de Julho de 2015

Julho 2015 - Mensagem do Presidente do RI

a1.jpg

Caros companheiros rotários,

 

Queremos grandes conquistas para o Rotary. Admiramos aqueles que deram grandes presentes para a humanidade: Abraham Lincoln, que deu dignidade humana aos oprimidos; Madre Teresa, que ofereceu compaixão aos esquecidos; Mahatma Gandhi, que deu a dádiva da mudança pacífica aos dominados. Suas vidas se tornaram presentes para o mundo.

Podemos nos inspirar nos exemplos deles e perguntar: “Como eu, com a vida que eu vivo, e sem deixar de lado as responsabilidades que são tão importantes para mim, posso me tornar um presente para o mundo?”. Ao escolher meu lema, pensei nas lições que aprendi por meio da minha fé hindu. Eu pensei principalmente na história de Sudama.

Sudama foi uma criança pobre e era um amigo de confiança de Krishna, que nasceu em uma linhagem real como um avatar – a encarnação de um ser divino. Os dois meninos cresceram juntos, mas acabaram se afastando depois de adultos. Enquanto Krishna tornou-se um líder militar e rei de grande renome, Sudama permaneceu um camponês humilde.

Os anos se passam e Sudama está passando por dificuldades. Ele se vê sem dinheiro até mesmo para alimentar os filhos. Sua esposa o lembra de sua amizade de infância com Krishna: talvez seja o momento de ir ao poderoso governante pedir ajuda. Relutantemente, Sudama concorda, mas decide não ir de mãos vazias. Ele junta um pouco de arroz – toda a comida que sua família tinha – e o embrulha em um pedaço de pano como presente para o amigo.

Quando Sudama entra no palácio, ele é surpreendido pela suntuosidade do lugar e pela amável hospitalidade de Krishna. Seu presente modesto, tão cuidadosamente preparado, parece um lembrete humilhante de sua pobreza. Krishna abraça Sudama, que esconde a mão, segurando o arroz por trás das costas. Krishna pergunta o que ele está segurando.

Longe de ser desdenhoso, Krishna aceita o arroz com gratidão e o consome com alegria enquanto os dois se sentam e conversam. As horas passam, durante as quais a satisfação dessa amizade reacendida afasta da mente de Sudama todos os pensamentos de sua difícil situação. Quando a noite cai, Sudama prepara-se para voltar à casa – e só então ele percebe que negligenciou sua tarefa. Ele retorna com nada; Krishna tinha comido os últimos grãos de arroz de sua família.

Sudama reveste-se de coragem para voltar aos seus filhos famintos. Mas, parado diante de seu portão, com o amanhecer começando a raiar, ele vê que a cabana que deixara no dia anterior tornou-se uma casa imponente, e, esperando para cumprimentá-lo, está sua própria família: bem vestida e bem alimentada pelas cestas de alimentos que apareceram em sua cozinha, enquanto Krishna comia cada grão de arroz de Sudama.

Krishna entendeu o que Sudama lhe trouxera: tudo o que ele tinha para dar. Em troca, Krishna deu-lhe tudo o que ele precisava. Nunca é o valor material de um presente o que importa – é o amor que vem com ele. Assim como o oferecimento de Sudama para Krishna tornou-se uma dádiva para Sudama, o que damos por meio do Rotary se torna uma dádiva para nós. E todos nós temos uma escolha: manter nossos dons para nós mesmos ou fornecê-los a outros, e ser um presente para o mundo.

Nós temos só uma chance em nossas vidas. E nós teremos só uma chance neste novo ano rotário. Este é o nosso momento. Vamos agarrar esta oportunidade com unhas e dentes. Seja um Presente para o Mundo.

K.R. Ravindran

Presidente 2015-16 do Rotary International

publicado por RC Torres Vedras às 16:39
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Setembro 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
17
19
23
26
27
28
29
30

Lema Presidencial 2023-24

 

aaaaa.jpg

Posts recentes

Quadro Social

Presidente do RI Gordon ...

Setembro mês da Educação ...

Primeiro projeto do Rotar...

Fundo de Resposta ao Terr...

Fundo de Resposta ao Ter...

International Day of Peac...

Nós e o Rotary

Figuras ocultas da pólio ...

International Day of Peac...

Mensagem do Presidente do...

Presidente do Rotary Inte...

ShelterBox, parceira de p...

Palestra no Rotary Club d...

Mensagem de setembro do ...

Dia Mundial de Combate à ...

Visita do Presidente do R...

Paz Positiva

O maior logotipo Rotary ...

The Rotarian Minute Histo...

Setembro: Mês da Educação...

Visita do Presidente RI a...

Declaração de Visão do Ro...

24 de outubro é o Dia Mun...

Portugal Rotário - Edição...

Brevemente no Porto e em ...

Revista Rotary Brasil - E...

Setembro 2023- Mensagem d...

Setembro 2023 - Mensagem ...

Relatório de Agosto do bl...

Rotary Institute Rome 202...

Setembro: Mês da Educação...

Atividades do Rotary de T...

INDICAÇÃO DE COORDENADOR ...

Rotários Famosos

Intercâmbio de Jovens

Reflexão rotária

Rotary no Coração das Amé...

The Rotarian Minute Histo...

END POLIO NOW

Rotary : Quantos Somos - ...

12agosto - Dia Internacio...

7 Áreas em Foco no Rotary

Presidente RI indicado pa...

Convenção Internacional d...

Agosto é o mês da filiaçã...

Proteção do meio ambiente

We are ROTARIANS

Agosto 2023- Mensagem da ...

Agosto 2023 - Mensagem do...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: