Quando olho para trás e penso em tudo o que vivi e nas pessoas que conheci desde que me tornei presidente do Rotary International em julho passado, tenho mais certeza ainda de que a capacidade do Rotary de transformar vidas é inigualável. Nosso impacto vai muito além do que eu poderia imaginar quando entrei no Rotary.
Penso nos rotários que conheci no Paquistão, que fizeram parceria com a Coca-Cola para melhorar o saneamento nos bairros de Karachi e apoiar atividades de erradicação da pólio. Penso nos rotários porto-riquenhos que estão ajudando comunidades a reconstruir suas vidas após o furacão Maria. Penso nos rotaractes alemães que estão trabalhando para salvar abelhas da extinção, insetos de importância vital para o nosso planeta. Penso nos seis rotários e rotaractes que foram homenageados em novembro passado como Pessoas em Ação: Jovens Inovadores, no Dia do Rotary nas Nações Unidas, em Nairóbi, no Quênia.
Parece que ainda ontem eu estava no palco da Assembleia em San Diego e pedi que vocês fossem a inspiração nos seus clubes, nas suas comunidades e no mundo. Sua resposta foi uma verdadeira inspiração para mim. Vocês estão abrindo caminho para que os rotaractes se tornem nossos futuros líderes, ajudando a fundar novos Rotaract Clubs e trabalhando para incluir rotaractes nos eventos e projetos rotários. Vocês estão trabalhando duro para erradicar a pólio, participando de quase 4.200 eventos em mais de 100 países no Dia Mundial de Combate à Pólio. E vocês estão realizando projetos transformadores que criarão mudanças duradouras local e internacionalmente.
Este ano, também vi como o trabalho do Rotary na construção da paz está dando frutos. Os 98 bolsistas atuais dos nossos Centros Rotary pela Paz logo se formarão, juntando-se aos vários ex-bolsistas destes Centros que já estão colaborando para um mundo em paz, aplicando suas habilidades na resolução de conflitos a problemas. Este mês, Esther e eu viajaremos a Hamburgo, na Alemanha, para a nossa Convenção, que reunirá gente de todas as raças, nacionalidades, religiões e vertentes políticas no objetivo comum de fazer deste um mundo melhor.
Ver o que o Rotary significa para as pessoas, para quem servirmos e para os próprios rotários aprofundou meu afeto e admiração por tudo o que o Rotary é e faz.
Em breve será a hora de Esther e eu voltarmos para Nassau. Quando chegarmos lá, olharei para o vasto mar que cerca nossa ilha, e isso me lembrará das possibilidades ilimitadas do Rotary, e do futuro maravilhoso que nos espera além do horizonte. Estou ansioso para velejar com vocês.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais