Em janeiro de 2020, quando anunciei meu lema O Rotary Abre Oportunidades e falei das mudanças que a organização precisava abraçar, não tínhamos noção de como as coisas mudariam tão rapidamente. Há tempos que costumo ver os desafios como oportunidades e, neste ano, aproveitamos todas elas para reimaginarmos o Rotary. Por anos, falamos de como flexibilizar o Rotary e torná-lo mais adaptável, e até fizemos alguns experimentos. Neste ano, nós fomos o experimento e, modéstia à parte, tivemos sucesso! As reuniões on-line são agora rotineiras e os clubes recebem convidados de todo o mundo.
Susanne e eu adoramos conhecer membros da família Rotary ao redor do mundo e, neste último ano, sentimos falta de ver todos como antes, presencialmente. Contudo, para mim, viajar o mundo virtualmente foi uma nova maneira de viver o Rotary! Conheci milhares de pessoas a mais do que teria conhecido de outra forma. Ainda não fui ao meu escritório em Evanston, na Sede Mundial do Rotary, depois que assumi a presidência, mas encontramos outras formas de trabalhar e cortamos custos com viagens.
Este é o Rotary que vivenciamos em 2020-21: ágil, adaptável e criativo. Agora, é só seguir adiante e não voltar a ser como éramos antes da pandemia. Vamos aplicar o que aprendemos e oferecer experiências e oportunidades novas para nossos associados, como a normalização mais abrangente e regular da participação on-line.
Para que nossos clubes continuem fortes, precisamos de um Rotary mais jovem e diversificado em todos os níveis. É certo que o termo diversidade assume significados diferentes conforme a região, mas eu incentivo todos a receberem de braços abertos pessoas de todas as origens. Outra coisa que podemos fazer é aumentar o número de mulheres e ampliar a sua atuação em todos os níveis e lugares.
Estou contente em saber que muitos agora veem Rotary e Rotaract Clubs em pé de igualdade. Vamos continuar nesta direção, convidando os rotaractianos a participar de tudo o que fazemos. Não podemos desperdiçar nenhuma oportunidade de colaboração com esses jovens líderes; em vez disso, só temos a ganhar ao trabalhar com o Rotaract e explorar as nossas novas abordagens.
Estou muito orgulhoso do trabalho que o Rotary tem feito no enfrentamento da covid-19, defendendo a distribuição justa de vacinas e combatendo a desinformação. Isso é muito bom, porém, não podemos desviar nossa atenção da pólio. Além disso, agora temos novas oportunidades de trabalho numa outra área de enfoque: o meio ambiente.
O mundo de hoje é diferente daquele de quando eu anunciei o meu lema, O Rotary Abre Oportunidades, mas podemos nos orgulhar de como o Rotary se reinventou neste ano.
Susanne e eu somos gratos por todas as oportunidades de servir à organização neste ano especial – um ano em que descobrimos um novo significado para Dar de Si Antes de Pensar em Si. Vemos o Rotary como uma comunidade de pessoas que colocam seus valores em prática. Nesses tempos atípicos, não resta dúvida de que devemos dar maior ênfase ao servir. Esta é a nossa chance de mostrar como nossos associados Dão de Si Antes de Pensar em Si.
Há inúmeras oportunidades para mudarmos o mundo. Juntos, devemos aproveitá-las e abrir portas para coisas ainda maiores e mais ambiciosas. E, ao abrirmos as portas para novas ideias, nossa mente e coração também se abrem.
Jamais nos esqueçamos de que tudo o que fazemos no Rotary abre uma oportunidade para alguém, em algum lugar do mundo.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais