Junho marca o fim de mais um capítulo e o início de outro no Rotary, uma transição com sabor agridoce para refletirmos enquanto olhamos avante.
A Fundação Rotária realizou grandes feitos neste ano, incluindo o fortalecimento da nossa determinação de lutar contra a poliomielite até o fim. Junto com nossos parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, estamos implementando uma estratégia para cessar completamente a transmissão do poliovírus selvagem nos países endêmicos (Paquistão e Afeganistão), e a circulação do vírus derivado da vacina em países propensos a surtos. Em outubro passado, o Rotary, a Fundação Bill e Melinda Gates e a comunidade global prometeram destinar, juntos, US$ 2,6 bilhões a essa estratégia.
Nós sabemos o que é preciso para erradicar a pólio, e temos os meios para isso. Incentivo todos os clubes a continuarem empenhados no alcance deste objetivo histórico, aumentando a conscientização pública e arrecadando fundos, especialmente por ocasião do Dia Mundial de Combate à Pólio, em outubro. Além disso, considere iniciar ou afiliar-se a uma Sociedade Pólio Plus no clube ou distrito para, coletivamente, doar anualmente uma quantia definida ao Pólio Plus até que a paralisia infantil deixe de existir.
Nossa Fundação aprovou Subsídios para Assistência em Casos de Desastres para que clubes e distritos prestassem o auxílio necessário após a passagem do terremoto que assolou a Síria e a Turquia.
E a Fundação não para de crescer. Os Rotaract Clubs começaram a solicitar e trabalhar em projetos financiados por subsídios da Fundação por conta própria. E nosso próximo Centro Rotary pela Paz, possível graças à doação da Otto and Fran Walter Foundation, será aberto na Universidade Bahçeşehir, em Istambul.
A todos que apoiaram a Fundação Rotária neste ano doando ou trabalhando voluntariamente em um projeto financiado por subsídio, meu muito obrigado. Se ainda não doou à Fundação, você tem até 30 de junho para fazê-lo on-line e nos ajudar a encerrar o ano rotário em grande estilo, com o alcance da nossa meta de arrecadação de US$ 430 milhões.
Temos motivos de sobra de sentirmos orgulho pelo que conquistamos este ano, mas não podemos descansar sobre os louros da vitória; pelo contrário, devemos persistir.
Nelson Mandela foi um dos que melhor personificaram a persistência. Dirigindo-se a um grupo de dignitários globais antes do seu aniversário de 90 anos, em 2008, ele disse: “Está nas suas mãos fazer do nosso um mundo melhor, especialmente para os pobres, vulneráveis e marginalizados”.
Mudar o mundo não está nas mãos de mais ninguém, além das nossas, e ajudar os necessitados é o que define e continuará definindo o Rotary e sua Fundação pelos próximos anos.
Desejo o maior sucesso aos nossos funcionários, curadores e ao novo chair da Fundação Rotária, Barry Rassin, na jornada em que fazemos a diferença.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais