Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021

Maio 2021 - Mensagem do Presidente do RI

presidente.jpeg

Por muitos anos, Susanne e eu hospedamos vários estudantes do Intercâmbio de Jovens do Rotary. Tenho verdadeira paixão por este programa, que foi a minha porta de entrada para o Rotary. Ficamos muito tristes quando tivemos que suspender as viagens por causa da covid-19, principalmente pelos jovens, pois os anos para participar de um intercâmbio não voltam. Porém, isso foi necessário para manter todos em segurança.

 

Devido às muitas incertezas trazidas pela pandemia, o Conselho Diretor do RI decidiu suspender intercâmbios presenciais até junho de 2022. Agradecemos imensamente aos dirigentes de Intercâmbio de Jovens, famílias anfitriãs e voluntários por sua cooperação, e incentivamos os distritos a oferecerem intercâmbios virtuais neste meio tempo para conectar estudantes e comunidades do mundo inteiro.

 

Aqueles que não podem participar do Intercâmbio de Jovens do Rotary devem considerar outras oportunidades que oferecemos, como o Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações. Esse programa é excelente para quem está na faixa etária de 18 e 30 anos e quer prestar serviços comunitários individualmente ou em grupo e, de quebra, ganhar experiência equivalente a um estágio. Simukai Matshalaga, rotaractiana do Zimbábue, ficou com Susanne e eu em Ratzeburg três anos atrás enquanto fazia esse intercâmbio.

 

Quando me inscrevi ao Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações, não percebi que estava por iniciar uma experiência que mudaria minha vida. Este programa me deu isso e muito mais. Ele me ensinou sobre a importância de errar, aprender e continuar sendo eu mesma.

 

Alguns dos melhores momentos foram à mesa do jantar. Lembro do calor humano e da gentileza como fui tratada em cada casa que morei. Levei algumas semanas para entender como um estranho podia cuidar de mim com tanto carinho como os membros da família Rotary. Fiquei inspirada com as lições de humildade que tive convivendo com tantas pessoas incríveis. Conheci uma nova cultura e percebi que as únicas coisas que nos separam são nossas experiências e, às vezes, nossas falsas suposições.

 

Profissionalmente, o intercâmbio aumentou minha confiança como engenheira. Ao ver como outras organizações lidavam com os problemas, percebi que eu era a pessoa certa para superar desafios no meu próprio país. Ao voltar da Alemanha, recusei uma promoção, deixei meu emprego e me dediquei a abrir uma empresa familiar – uma decisão que jamais teria tomado antes, por puro medo.

 

Estou em dívida com a família Rotary. Não tenho certeza se os amigos, mentores e famílias que conheci sabiam que mudariam minha vida permanentemente. Espero que agora eles saibam.

 

O Rotary mudou a vida de Simukai e pode mudar a sua também. Todos nós podemos vivenciar algo semelhante, mesmo que de longe. Assim, eu incentivo você a fazer uma viagem virtual este mês para participar de reuniões de outros clubes on-line. Você verá como o Rotary é diferente ao redor do mundo ao conhecer pessoas e fazer novos amigos.

 

Vamos aproveitar as atuais conexões on-line para, quando chegar a hora certa, desfrutarmos novamente dos intercâmbios presenciais, inclusive o Intercâmbio Rotário da Amizade, um programa excelente para associados de todas as idades.

 

Apesar das restrições atuais aos encontros presenciais, sabemos que O Rotary Abre Oportunidades, sempre. Agora é hora de nos preparar para que, assim que deixarmos esta pandemia para trás, voltarmos mais fortes do que nunca a um mundo ansioso por se conectar.

Holger Knaack

Presidente, 2020-21

 

publicado por RC Torres Vedras às 16:36
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Maio 2025

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

UM DIA PARA SER LEMBRADO!

Maio - Mensagem da Presid...

Gala Solidária "Todos pel...

Dia Internacional do Trab...

Maio - Mês dos Serviços ...

Revista Rotary Brasil - E...

Presidente da República d...

Jantar-palestra sobre o t...

Uma Eco Conferência para ...

Dia Internacional da Terr...

Sua Santidade o Papa Fran...

Aniversário de Paul Harri...

Rotary deseja Feliz Pásco...

A Nova Causa de Rotary

Jantar Palestra organizad...

Revista Portugal Rotário ...

Abril Revista Rotary Bras...

Abril - Mensagem da Presi...

Abril Mês do Meio Ambient...

Noite de Poesia

79ª Conferência Distrital...

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Árvore e o...

Rotary : Quantos Somos - ...

Noite da Poesia

Atividades do Rotary de T...

Dia Internacional ds Mulh...

Portugal Rotário - Edição...

Março é o mês da água, sa...

Março - Mensagem da Presi...

Rotary Brasil - Edição de...

Março - Mensagem do Presi...

120 Anos de Rotary

Reunião Festiva do Rotary...

Lema Presidencial de 2025...

Relatório Anual 2023-2024

O Rotary está em festa!

Revista Rotary Brasil

Fevereiro - Mensagem da P...

Fevereiro - Mensagem do P...

Fevereiro é o Mês da Cons...

O Jornal Badaladas public...

História do Sino Rotário

O Jornal Badaladas public...

Atividades do Rotary de T...

Dia Internacional da Educ...

Jantar de homenagem orga...

Você é nosso convidado es...

Para quem deseja fazer o...

Atividades do Rotary de T...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito 1960

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 2024/2025

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: