Por muitos anos, Susanne e eu hospedamos vários estudantes do Intercâmbio de Jovens do Rotary. Tenho verdadeira paixão por este programa, que foi a minha porta de entrada para o Rotary. Ficamos muito tristes quando tivemos que suspender as viagens por causa da covid-19, principalmente pelos jovens, pois os anos para participar de um intercâmbio não voltam. Porém, isso foi necessário para manter todos em segurança.
Devido às muitas incertezas trazidas pela pandemia, o Conselho Diretor do RI decidiu suspender intercâmbios presenciais até junho de 2022. Agradecemos imensamente aos dirigentes de Intercâmbio de Jovens, famílias anfitriãs e voluntários por sua cooperação, e incentivamos os distritos a oferecerem intercâmbios virtuais neste meio tempo para conectar estudantes e comunidades do mundo inteiro.
Aqueles que não podem participar do Intercâmbio de Jovens do Rotary devem considerar outras oportunidades que oferecemos, como o Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações. Esse programa é excelente para quem está na faixa etária de 18 e 30 anos e quer prestar serviços comunitários individualmente ou em grupo e, de quebra, ganhar experiência equivalente a um estágio. Simukai Matshalaga, rotaractiana do Zimbábue, ficou com Susanne e eu em Ratzeburg três anos atrás enquanto fazia esse intercâmbio.
Quando me inscrevi ao Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações, não percebi que estava por iniciar uma experiência que mudaria minha vida. Este programa me deu isso e muito mais. Ele me ensinou sobre a importância de errar, aprender e continuar sendo eu mesma.
Alguns dos melhores momentos foram à mesa do jantar. Lembro do calor humano e da gentileza como fui tratada em cada casa que morei. Levei algumas semanas para entender como um estranho podia cuidar de mim com tanto carinho como os membros da família Rotary. Fiquei inspirada com as lições de humildade que tive convivendo com tantas pessoas incríveis. Conheci uma nova cultura e percebi que as únicas coisas que nos separam são nossas experiências e, às vezes, nossas falsas suposições.
Profissionalmente, o intercâmbio aumentou minha confiança como engenheira. Ao ver como outras organizações lidavam com os problemas, percebi que eu era a pessoa certa para superar desafios no meu próprio país. Ao voltar da Alemanha, recusei uma promoção, deixei meu emprego e me dediquei a abrir uma empresa familiar – uma decisão que jamais teria tomado antes, por puro medo.
Estou em dívida com a família Rotary. Não tenho certeza se os amigos, mentores e famílias que conheci sabiam que mudariam minha vida permanentemente. Espero que agora eles saibam.
O Rotary mudou a vida de Simukai e pode mudar a sua também. Todos nós podemos vivenciar algo semelhante, mesmo que de longe. Assim, eu incentivo você a fazer uma viagem virtual este mês para participar de reuniões de outros clubes on-line. Você verá como o Rotary é diferente ao redor do mundo ao conhecer pessoas e fazer novos amigos.
Vamos aproveitar as atuais conexões on-line para, quando chegar a hora certa, desfrutarmos novamente dos intercâmbios presenciais, inclusive o Intercâmbio Rotário da Amizade, um programa excelente para associados de todas as idades.
Apesar das restrições atuais aos encontros presenciais, sabemos que O Rotary Abre Oportunidades, sempre. Agora é hora de nos preparar para que, assim que deixarmos esta pandemia para trás, voltarmos mais fortes do que nunca a um mundo ansioso por se conectar.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais