Independentemente de quanto tempo estamos no Rotary, todos nós nos beneficiamos da energia e das novas perspectivas dos nossos jovens líderes. Tenho o privilégio de colocar a mensagem presidencial deste mês nas mãos capazes de um jovem líder, Vitor Joventino. Em sua coluna, Vitor nos lembra como o trabalho em equipe e a inclusão podem desencadear mudanças transformadoras. Ao ler a mensagem dele, recomendo que reflita sobre suas perspectivas, compartilhe seu entusiasmo e aproveite novas oportunidades de aprendizado. — Stephanie Urchick
.....................................................................................................................................................................
Lembro-me do momento exato em que percebi o poder dos programas pró-juventude do Rotary. Era uma manhã de sábado na Austrália durante meu ano como participante do Intercâmbio de Jovens. Eu fazia parte de um grupo de jovens líderes em um evento do RYLA. Os organizadores nos desafiaram a ficar em pé sobre uma grande lona que cobria o chão e, sem sair de cima dela, encontrar uma maneira de dobrá-la ao meio.
No começo, a tarefa parecia simples. Mas, à medida que nos movíamos, criávamos estratégias e nos ajustávamos, chegamos à conclusão de que seria necessário trabalho em equipe, agilidade e comunicação constante.
Rotaractianos e rotarianos nos orientaram, mas ninguém disse o que deveríamos fazer para ter sucesso. As decisões eram nossas. E então algo notável aconteceu. Sem receber instruções, decidimos coletivamente que ninguém seria deixado para trás conforme nosso espaço na lona diminuísse.
Um dos membros da nossa equipe era cadeirante, o que forneceu a oportunidade de nos adaptarmos para garantir que ele fizesse parte integral da experiência. Mudamos, levantamos a lona e reconfiguramos nossas posições, usando nosso tempo para pensar, planejar e agir como uma equipe. No final, concluímos o desafio juntos com sucesso.
Ao celebrarmos nosso sucesso, um participante disse: “A sociedade funciona da mesma maneira — os desafios virão, mas em vez de deixar as pessoas para trás, devemos encontrar maneiras de incluir todo mundo”. Foi um pensamento tão profundo para alguém tão jovem, mas capturou perfeitamente a essência da nossa experiência.
O Interact capacita os jovens a criar projetos humanitários que causem impacto real e duradouro. O Intercâmbio de Jovens forma cidadãos globais que voltam para casa com perspectivas mais amplas e habilidades de liderança mais fortes O RYLA desenvolve jovens líderes equipados para inspirar e mobilizar outras pessoas. Tudo isso é A Magia do Rotary que se concretiza por meio das ações dos jovens. Esses programas são a base do crescimento do Rotary e sua capacidade de se adaptar em um mundo em constante mudança.
Mas o sucesso desses programas não depende apenas dos jovens líderes — ele exige também que os associados do Rotary acreditem em seu potencial. Recomendo que você patrocine um Interact Club, hospede um estudante de intercâmbio e apoie um participante do RYLA. Seu envolvimento faz mais do que sustentar esses programas: ele multiplica seu impacto e garante que os jovens líderes não sejam apenas beneficiários do Rotary, mas também contribuintes ativos.
Para aqueles que já apoiam programas para jovens, muito obrigado. Sua orientação e compromisso fazem toda a diferença. E para aqueles que estão pensando em se envolver, agora é a hora! Porque a liderança juvenil não é apenas o futuro do Rotary, mas também é o seu presente.
VITOR JOVENTINO
Rotaract Club de Penápolis, Brasil
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais