Por conhecer em primeira mão o grande potencial de liderança dos rotaractianos, sempre aguardo com expectativa a Semana Mundial do Rotaract, celebrada de 8 a 14 de março. O Rotaract é o foco das minhas três conferências presidenciais deste ano. Como a grande maioria, tive orgulho da nossa organização quando o Conselho de Legislação (COL) votou pela elevação do Rotaract, tornando-o um tipo de associação do Rotary International. Antes disso, o COL já tinha aprovado a dupla associação e, pouco tempo depois, o Conselho Diretor aboliu os limites de idade para estar no Rotaract.
Porém, vale lembrar que estamos apenas no começo da jornada. A eficácia de qualquer colaboração requer que ambos os lados estejam abertos e compreendam o valor da aliança intergeracional. Louie de Real, que tem associação dupla no Rotaract e no Rotary, explica:
As reuniões virtuais conjuntas permitiram aos rotaractianos apresentar novas ideias e ferramentas aos rotários, sendo pioneiros em formas únicas de colaboração entre os clubes. Em resposta à pandemia e outras catástrofes, os Rotaract Clubs usaram as mídias sociais para ordenar trabalhos, disseminar informações e arrecadar fundos, enquanto que os Rotary Clubs utilizaram suas redes e recursos para ampliar o apoio, coordenar a logística e levar bens e serviços às comunidades.
As atividades inovadoras de envolvimento virtual e desenvolvimento profissional dos rotaractianos inspiraram os rotários a apoiar e a seguir o exemplo deles. A pandemia fez com que os Rotaract Clubs percebessem que podemos nos conectar imediatamente e estabelecer parcerias com Rotary Clubs usando as plataformas virtuais. Com a constante cooperação, acaba ficando mais claro que o Rotary e o Rotaract se complementam perfeitamente, como parte de uma única organização com os mesmos objetivos.
Ambos acrescentam valor. Os rotários podem ser mentores e parceiros em projetos dos rotaractianos, enquanto que os rotaractianos podem mostrar aos rotários como utilizar tecnologia para simplificar os trabalhos e superar limites. Esta sinergia expande o caminho para os rotaractianos se tornarem futuros rotários. Eu entrei no Rotary porque tive experiências produtivas e memoráveis ao lado de rotários. Por isso, quis me tornar rotário para inspirar rotaractianos da mesma forma como eu fui inspirado.
Essa mesma sinergia faz os rotários constatarem que, embora haja diferenças entre eles e os rotaractianos, todos compartilham da visão de unir as pessoas em ações. As formas únicas de atuação do Rotaract abrem espaço para inovação, fazendo o Rotary aumentar a sua capacidade de adaptação aos desafios futuros. Rotários e rotaractianos construirão juntos o futuro, e este futuro começa hoje mesmo.
Eu não vejo diferença entre os associados de um Rotary e de um Rotaract Club, exceto, talvez, a faixa etária!
Muitos rotários ainda veem o Rotaract como a unidade juvenil da nossa organização. Para mim, eles são como nós e parte de nós. Para nosso sucesso conjunto, precisamos de respeito mútuo – e lembrar que estamos todos em pé de igualdade. Temos que ver os rotaractianos pelo que realmente são: estudantes e jovens profissionais, gestores e empresários de sucesso capazes de planejar, organizar e gerir um Instituto Rotary – incluindo workshops em cinco idiomas, como eles fizeram em Berlim em 2014.
Ao seguirmos juntos nesta jornada, vamos considerar os pontos fortes do Rotary e do Rotaract e, como disse Louie, começar desde já a construir o futuro. Desta forma , abrimos infinitas oportunidades para a nossa organização.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais