Caros Companheiros
O corrente mês de Novembro é o período do ano em que o Rotary International destaca a sua fundação: The Rotary Foundation.
A ideia de Arch Klumph de ser criado um fundo para “fazer o bem no mundo” deu origem à Fundação Rotária do Rotary International em 1917: The Rotary Foundation. Graças à sua visão e dedicação, e à generosidade extraordinária de rotários de todo o mundo, a Fundação é hoje uma entidade respeitada que serve como referência mundial em serviços humanitários.
Há, assim, que trabalhar com a mesma construindo projectos em prol da comunidade em múltiplas áreas.
Ora tal entidade possui muitos Fundos de accção como o Fundo de Dotação, o Fundo Anual de Programas, o Fundo Mundial, o Fundo Polio Plus (já falado no mês transacto) e o (muito usado em período de Covid) Fundo para assistência em caso de desastres.
Este ano Rotário a estratégia de acção passa(e tem passado) pelo chamado “ABC da ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS” para todos conseguirmos verbas para o Fundo Anual de Programas, de modo inovador, profissional, como gestor e como rotários.
Assim solicitou-se ( e solicita-se) que, cada Clube, deveria (e deverá), pelo menos, angariar 4 empresas, entre os seus companheiros e/ou conhecidos, que garantissem o apoio efetivo de um Donativo de 250,00€ por empresa dirigido ao Fundo Anual de Programas ( e é possível às empresas obterem o recibo da sua comparticipação), este é o A.
O B passa por cada Clube, deveria (e deverá), pelo menos, no corrente ano rotario, angariar um titulo de Companheiro Paul Harris (ou seja uma doação de mi dólares para a The Rotary Foundation), tendo em atenção que aquele valor reverterá para o Fundo Anual de Programas.
Por fim, o C, passa por cada companheiro de cada clube poder doar (no mínimo) 5€ p/mês durante 6 meses para a The Rotary Foundation e, esse valor seria atribuído ao Fundo Anual de Programas.
Como, certamente, reconhecerão, o ABC, sugere-se simples, mas apenas será possível com o empenhamento de cada clube e cada companheiro na sua interligação com os objetivos do Fundo Anual de Programas!
Mas há mais!
Com as doações realizadas no passado para a The Rotary Foundation e Fundo Anual podemos, para ajudar a comunidade, recorrer a Subsídios para implementar projectos: Distritais e Globais.
Os primeiros, de valor inferior a 30 000,00 Dolares destinam-se Projectos Humanitários. resposta imediata às necessidades da Comunidade e inclui apoio a situações de catástrofe. Há que contar, nesta sede, igualmente com programas pro juventude (como o Ryla, Intercambio de Jovens e Interact), Bolsas de Estudo e equipas de formação profissional.
O pedido deve ser realizado até 1 de Março de 2021.
Os segundos, de valor superior a 30 000,00 Dolares destinam-se a Projectos Humanitários Sustentáveis e Mensuráveis nas Áreas Enfoque de Rotary . Há que contar, nesta sede, com Bolsas de Estudo (em pro graduação e ensino superior) e equipas de formação profissional.
Mas para tudo há acção, e assim a necessidade de procura de apoios financeiros desde o contacto pessoal a networking, passando pelo Rotary Ideias, Grupos rotários de acção, Comissôes Interpaises e, entre outros, as feiras de projectos.
Recordo, ainda, que as Bolsas Educacionais podem ser financiadas por Subsídio Distrital, no caso de Bolsas sem restrições no nível de ensino, duração ou área de estudos e por Subsídio Global ou Subsídio Pré-Definido no caso de Bolsas de pós - graduação no exterior por 1 a 4 anos, relacionadas com uma ou várias áreas de enfoque.
Por outro lado as Equipas de Formação profissional (que substitui o IGE – Intercâmbio Grupos de Estudo) são Grupos de Profissionais que viajam para outros países com o propósito de ensinar profissionais locais sobre algum campo profissional especifico ou aprender sobre as suas próprias áreas de atuação, podendo ser financiadas por Subsídios Distritais ou Subsídios Globais.
Por fim recordo, ainda, que a The Rotary Foundation atribui por ano até 100 Bolsas de Estudo de Rotary pela Paz nos seus 7 Centros Rotary pela Paz (USA, Japão, Tailândia, Argentina, Reino Unido, Austrália) através da formação académica, aprendizagem prática e oportunidade de networking, Este Programa capacita profissionais na área da Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos. Tal ocorre sem custos para o Clube Proponente e, estas Bolsas, cobrem mensalidades e taxas, hospedagem, transporte de ida e volta, despesas com estágios e estudos de campo.
Assim de que esperam?
Vamos à acção neste atípico ano fazendo algo que o Covid não impede: trabalhar com a The Rotary Foundation e seus programas.
Um abraço amigo
Roberto Carvalho