Caras Companheiras e Caros Companheiros,
Estamos quase a cumprir o primeiro semestre deste Ano Rotário. Dezembro é Mês do Natal, da Família, tempo para retemperarmos forças, por entre calorosos Abraços.
Tem sido uma Caminhada VOG muito proveitosa com o apoio dos respetivos Governadores Assistentes, caminhada que têm tido a oportunidade de acompanhar dia a dia no Site e Redes Sociais do D1960, com o forte apoio da Comissão de Comunicação e Imagem D1960 liderada pelo Companheiro Jorge Lucas Coelho.
Também registo com muito apreço a execução do Plano de Formação D1960 – Descentralizado e Presencial, quase concluído, com apreciável sucesso, ainda que contássemos com mais participantes destinatários desta Formação. Arrancou em outubro em Lisboa e em Lagos, depois em novembro em Portalegre, em Tavira e em Lisboa. Levamos já 30 horas de Formação, fundamental para sermos melhores Rotários.
Obrigado à Equipa Distrital pelo empenho e mobilização em partilhar conhecimentos e evidenciar as ações em curso no nosso Distrito. E um obrigado também aos Clubes organizadores dos Seminários, pela excelência do seu trabalho, tendo aceite o desafio – RC Lagos, RC Portalegre, RC Tavira, RC Lisboa !
O mês que terminou foi palco também de um Workshop Digital sobre o nosso Projeto FRAD – Frente Rotária Anti Diabetes e suas novidades - 15 de novembro, a celebrar o Dia Mundial da Diabetes - com mais de uma centena de participantes, congregando Companheiras e Companheiros do D1960 e D1970. É um Projeto de impacto nacional a desenvolver muito com o apoio das Juntas de Freguesia pelo país e da sua Associação – ANAFRE. Um agradecimento a Comissão de Serviços a Comunidade D1960 liderada pela Companheira Isabel Rosmaninho e sua Sub Comissão FRAD.
No Plano Internacional terminámos o mês passado com a participação no Porto no Seminário Ibérico dedicado aos temas Plano Estratégico / Plano de Ação / Quadro Social, com a presença dos Governadores de Portugal e Espanha (onde estive representado pelo Companheiro DGE Vitor Cordeiro ), Coordenadores Ibéricos e com a nossa Diretora de RI Nicki Scott ,que muito apreciou o trabalho do D1960 e a prestação do Companheiro Vitor Cordeiro, expressão de um meritório trabalho sustentável, bem fundamentado e em Equipa. No dia seguinte via Zoom procedemos à assinatura do Memorando de Entendimento entre os dois Distritos Rotários Portugueses e o Distrito Rotário de Israel no sentido do estabelecimento a breve prazo do ICC Portugal – Israel.
No calendário rotário, Dezembro é dedicado à “Prevenção e Tratamento de Doenças“ , uma das nossas sete relevantes áreas de enfoque, destacando o papel de Rotary no apoio à saúde, quer no plano da prevenção como no do diagnóstico e do tratamento, assegurando mais dignas condições de acesso aos meios humanitários e materiais, salvando e transformando Vidas.
Evoquemos a maior bandeira de Rotary – Programa Pólio Plus lançado em 1985, através da “ The Rotary Foundation “ , visando a erradicação da Poliomielite no Mundo, assente numa forte capacitação no plano dos recursos humanos, técnicos e financeiros, que permitiu a vacinação de biliões de crianças e salvar 20 milhões de vidas. Um projeto global, bem distintivo e revelador da força internacional de Rotary. Uma missão que está quase a ser integralmente cumprida depois da erradicação do vírus selvagem da Pólio em África em 2020, só falta erradicar no Afeganistão e Paquistão.
Mas as áreas de atuação do Rotary no plano da saúde estendem-se igualmente à prevenção e tratamento de várias outras doenças, como a Hepatite, a Malária, a Diabetes ou o Alzheimer. E em relação ao próprio Covid, área na qual Rotary continua a dar um apoio fantástico, colocando no terreno a sua competência no domínio da vacinação.
Os Rotários portugueses estão a desenvolver um programa na área da prevenção da Diabetes tipo 2 denominado “ FRAD – Frente Rotária Anti Diabetes “, que nasceu há vários anos no seio do Distrito 1960 e se pretende alargar a todo o país, sensibilizando e prevenindo para os riscos desta doença silenciosa. Paralelamente estamos empenhados também na Erradicação da Hepatite Viral até 2030. Sugiro que revisitem os denominados “ GPA - Grupos Rotários em Ação “, grupos de rotários e rotaratistas no plano internacional, que ajudam os Clubes e os Distritos no planeamento e implementação de projetos humanitários, partilhando o seu conhecimento e experiência especializados em diversas áreas, também na área da Prevenção e Tratamento de Doenças.
Continuemos com a nossa ação, também na área da “ Prevenção e Tratamento de Doenças “ fazendo cumprir Rotary no “ Servir para Transformar Vidas “.
Eu e a Teresa enviamos calorosos Votos de um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo 2022 com muita saúde, alegria e excelentes realizações no plano pessoal, familiar, profissional e rotário.
Saudações Rotárias e um abraço,
PAULO MARTINS
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais